Paralisação conquista audiência com Reitor e MP

Assembleia aceita proposta apresentada pelo MPF e suspende paralisação

 

Por Raissa Dantas

 

O último dia 31 de outubro ficou marcado para as trabalhadoras e os trabalhadores do Hospital de Clínicas (HC-UFU) e do Hospital Odontológico da UFU (HO-UFU) como data da deliberação de paralisação setorial para os dias 12 e 13 de novembro, a presente data. A motivação da interrupção das atividades nesses dois dias seria pelo cumprimento da resolução 05 de 2016 do Conselho Diretor (CONDIR), que prevê a regulamentação da flexibilização da jornada de trabalho em 30 horas com turnos ininterruptos, e melhores condições de estrutura e trabalho na Central de Materiais e Esterilização (CME).

Entretanto, na sexta-feira da última semana, 09 de novembro de 2018, o SINTET-UFU recebeu uma notificação do Ministério Público Federal (MPF) por volta das 9h solicitando esclarecimentos sobre a paralisação prevista para 12 e 13 de novembro. Em decorrência disso, a coordenação do sindicato compareceu a uma reunião com Fernando Martins e Lúcio Flávio, representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Cleber Eustáquio, representando o MPF e, ainda, Paulo Veloso, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT). Na reunião ficou esclarecido que o motivo da paralisação. O MPF apresentou como proposta de mediação a substituição da paralisação por uma reunião entre o SINTET-UFU, MPF, MPMG, MPT e a convocação da administração superior da UFU para tratar da implementação da flexibilização da jornada de trabalho.

Posterior a isso, fomos surpreendidos com relatos de que membros da Administração do HC-UFU iniciaram uma disseminação de notícias falsas sobre o cancelamento da Paralisação pelo SINTET-UFU e pelo MPF. Ora, quem conhece o cotidiano sindical e o compromisso do SINTET-UFU com as lutas da categoria sabe bem que a decisão de aprovação ou cancelamento de quaisquer atividades, seja de paralisação ou não, é da assembleia setorial ou geral da categoria, que é soberana à própria coordenação colegiada. Em decorrência desses boatos de parte da Administração do HC-UFU, o sindicato esteve no Hospital nesse sábado, 10 de novembro de 2018, quando realizou panfletagem desmentindo tais notícias falsas e esclarecendo a categoria da importância da mobilização na Assembleia convocada para segunda de manhã.

Conforme o desenrolar dos fatos, nessa manhã de segunda, 12 de novembro de 2018, numa grande assembleia com cerca de 150 trabalhadoras e trabalhadores dos HC-UFU e HO-UFU, foi debatido com a categoria todos os detalhes do caso e, esclarecidas as dúvidas, foi aprovado por ampla maioria a suspensão da paralisação prevista para acontecer hoje e amanhã. Esse cancelamento foi motivado pela disposição e articulação do MPF, MPE e MPT em mediar uma resolução sobre a flexibilização da jornada de trabalho em turnos contínuos. Ficou agendada uma reunião para a tarde de terça-feira, 13 de novembro, entre as partes citadas e o Reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, com o propósito de definir um Termo de Ajuste de Conduta sobre a resolução 05/2016. Nesse momento acontece uma reunião com a Direção do HC-UFU e logo traremos mais informações para nossos leitores.

12 de novembro de 2018