Questionamentos acerca do futuro do plano de saúde dos servidores

No último período a relação entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a empresa prestadora de serviços em saúde UNIMED tem se tornado instável e gerado grande preocupação entre trabalhadoras e trabalhadores da universidade. De forma unilateral, a UNIMED se recusou em renovar o contrato de planos de saúde para servidores e servidoras UFU. Inicialmente a empresa informou que não haveria a possibilidade de pleitear a disputa de licitação, fato que gerou enorme preocupação visto que muitos beneficiários – em especial aposentados, aposentadas e pensionistas – possuem tratamentos de alta complexidade em andamento. Contudo, após algumas reuniões e tentativas de mediação em favor dos trabalhadores da UFU a empresa informou sobre a possibilidade de disputar o edital de licitação, porém com condições diferentes na prestação de serviços e tabela de valores.

Desde o início desse processo o SINTET-UFU têm empenhado esforços em buscar esclarecimentos sobre o posicionamento da empresa e da administração superior, em especial da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do servidor (DIRQS). Diversos servidores e servidoras entram em contato com o sindicato diariamente com preocupações, dúvidas e aflições perante a incerteza da resolução de tal problemática. Contudo, o desencontro de informações têm dificultado o atendimento de qualidade às nossas representadas e representados.

Frente a isso, na tarde dessa sexta-feira, 23 de novembro de 2018, o SINTET-UFU protocolou um ofício (com cópia abaixo) cobrando explicações e solicitando esclarecimentos junto à DIRQS, à Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e à Reitoria-UFU. Leia a nota a seguir e acompanhe o site e as redes sociais do sindicato para se manter atualizado sobre o assunto.

Confira abaixo o ofício enviado para a Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor. O ofício também pode ser baixado clicando aqui.

23 de novembro de 2018