Oficina de Abayomis

 

O GT de Mulheres do SINTET-UFU e a Adufu convidam todas e todos para participarem da Oficina de Abayomis que será oferecida nessa quinta-feira, 29/11, às 14h na sede da Adufu (R. Nelson de Oliveira, 711, Santa Mônica). Pedimos que cada participante leve um lanche para compartilhar.

 

Saiba mais sobre as Bonecas Abayomi abaixo:

 

“Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção.

As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Ela se tornou comum na arte popular brasileira a partir do movimento de mulheres negras do Maranhão, tendo sido criada por Waldilena Martins ou Lena Martins que buscava na arte popular um instrumento de conscientização e socialização. As bonecas Abayomis são negras feitas de sobras de tecido que são amarrados resgatando a forma mais singela do fazer artesanal, sem uso de costuras e o mínimo de ferramentas.”

 

Fonte:Redação do Portal Lunetas

27 de novembro de 2018