Conjuntura política e escolha de delegados para Plenária da FASUBRA pautam assembleia

Foto: Guilherme Gonçalves

Por Guilherme Gonçalves

Na tarde dessa segunda-feira, 03, aconteceu a assembleia geral das técnicas e técnicos-administrativos em educação da UFU, que escolheu as delegadas e delegados da categoria para a Plenária Nacional da FASUBRA marcada para o próximo final de semana. O evento foi realizado no anfiteatro D, bloco 5O, campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A assembleia foi coordenada por João Lucas de Paula Batista, com Carlos Monteiro como relator e Jaciara Boldrini ficou como secretária. A pauta aprovada foi: informes, análise de conjuntura, escolha de delegados para a plenária da FASUBRA e encaminhamentos.

Foto: Guilherme Gonçalves

Durante os informes foram repassadas as atividades que o SINTET-UFU tem organizado e a Coordenação Colegiada tem participado. Na análise de conjuntura, algumas foram focadas nas perspectivas para o futuro com o novo governo eleito que não tem dado indícios de abertura de diálogo com a categoria via FASUBRA. Para muitos o futuro será de luta para a manutenção dos direitos e impedimento de retrocessos.

Outras pessoas seguiram a linha de manutenção dos pés no chão por parte do serviço público federal, pois o futuro não permitirá boas perspectivas. Houve ainda o pedido de reflexão por parte de todas e todos.

Após as análises de conjuntura foram escolhidos os delegados que representarão as técnicas e técnicos-administrativos em educação de Uberlândia na Plenária Nacional da FASUBRA que acontece de 7 a 9 de dezembro em Brasília-DF. As duas chapas – Lutar e Resistir, e Unidade – que tem atuado na política sindical da categoria propuseram que os dois grupos representassem de forma unificada e igualitária TAE’s da UFU na capital federal. A proposta foi apresentada e aprovada pela assembleia, foi referendado também o nome de Lorrayne Brito como represente da coordenação do sindicato.

Para encerrar a assembleia foram apresentados e aprovados alguns encaminhamentos. São eles:

  • Atividade pública para análise de conjuntura, baseada na Plenária Nacional da FASUBRA.

3 de dezembro de 2018