Sindicatos e Movimentos Populares de Uberlândia e região aprovam calendário de lutas contra a Reforma da Previdência

27 entidades estiveram presente em oposição à Reforma da Previdência | Foto: Alexandre Igrecias

 

Na tarde da última quarta-feira, 27/2, aconteceu a Plenária Sindical e Popular contra as Reformas da Previdência de Zema e Bolsonaro, articulada pelo SINTET-UFU junto a diversos sindicatos, centrais sindicais, partidos políticos e movimentos populares de Uberlândia e região. A Plenária contou com a presença de 61 pessoas representando 27 entidades populares (você pode visualizar a lista de representações ao final da matéria).

A atividade teve início às 18h contando com uma exposição da Profa. Dra. Sara Granermann (UFRJ), que abordou alguns aspectos da PEC 06/2019 que visa destruir o sistema público previdenciário no Brasil. Após a exposição de Sara, abriu para a fala do público. Houveram 17 inscrições com contribuições ricas sobre o processo de organização e resistência que teremos pela frente.

Por consenso, a Plenária Sindical e Popular encaminhou a constituição de uma Frente Regional Contra a Reforma da Previdência, com os seguintes encaminhamentos iniciais:

1) Construir o 1° de Maio junto com as Pastorais Operárias. Participaremos da próxima reunião organizativa do 1° de Maio, que ocorrerá nessa Sexta (1/3) as 17h, na sede das Pastorais.

2) Apoio e participação no ato do 8M (8 de março, dia internacional da mulher trabalhadora – ás 16h na Praça Ismene Mendes).

3) Participação no Seminário sobre as Privatizações das Empresas Públicas do Estado de Minas, que será realizado pelo SindEletro no dia 9/3 as 9h.

4) Realizar no dia 12/3 uma segunda reunião da Frente Regional Contra a Reforma da Previdência, as 17h30min, em local ainda a ser reservado na UFU – Santa Mônica.

5) Construir, conforme indicação das Centrais Sindicais, um ato de rua no dia 22/3 em Uberlândia contra a Reforma da Previdência em preparação para a GREVE GERAL.

 

Entidades que compareceram à atividade:

1- SINTET-UFU
2- ADUFU-SS
3- Sindicato dos Metalúrgicos
4- SindEletro
5- MTL
6- MST
7- SINASEFE
8- CUT
9- Gabinetona: Representação da Deputada Federal Áurea Carolina e da Deputada Estadual Andréa de Jesus
10- Sinpro-MG
11- FASUBRA
12- MPRA
13- CSP CONLUTAS
14- INTERSINDICAL – Instrumento da Classe Trabalhadora
15- INTERSINDICAL – Por uma Central Sindical
16- CTB
17- PCB
18- PT
19- PSOL
20- PSTU
21- PCdoB
22- MTST
23- Sindicato Trabalhadores da Agricultura Familiar
24- Sindicato de Jornalistas
25- Frente Povo Sem Medo
26- Pastoral Operária
27- Representação do Vereador Silésio Miranda

28 de fevereiro de 2019