Nota do SINTET-UFU sobre a prisão da professora e dirigente sindical Camila Marques

Na manhã desse dia 15 de abril, a coordenação colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Técnico – Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU) tomou conhecimento de que a professora Camila Marques, do Instituto Federal de Águas Lindas-GO e coordenadora Geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE) foi presa dentro de sala de aula.

É estarrecedor receber essa notícia de que a Professora Camila Marques foi presa por denúncias infundadas de que a docente promove “doutrinação ideológica”. Temos a compreensão de que na realidade, são os defensores do Projeto Escola “Sem” Partido que defendem uma perspectiva autoritária, singular, de ideologia única, uma doutrinação conservadora, mesquinha e tacanha para a educação brasileira.

Consideramos a prisão da Professora Camila Marques um atentado contra as escassas liberdades democráticas existentes hoje em nosso país, e em especial contra a liberdade de pensamento e de ensino, que são pilares fundamentais para o desenvolvimento da educação e da ciência no Brasil. Essa prisão simboliza também um grave ataque a atuação sindical em nosso país.

Repudiamos essa intervenção da polícia civil dentro desse espaço educacional para cumprir um papel nefasto de repressão, típico de regimes totalitários. Esperamos que ações como essa não se repita em nenhum outro espaço educacional.

O SINTET-UFU se solidariza com a Professora Camila que nesse momento já está solta, expressamos total apoio político e nesse sentido, divulgaremos esse atentado contra a Professora Camila em todos os espaços de atuação do SINTET-UFU dentro e fora da Universidade Federal de Uberlândia. Nos manifestamos também para a Primeira Delegacia de Polícia Civil de Águas de Lindas de Goiás, enviando essa nota para o endereço eletrônico: 1drpgoiania@policiacivil.go.gov.br

Por Amplas Liberdades Democráticas em nosso país! Liberdade aos que educam!


Coordenação Colegiada do SINTET-UFU

Uberlândia, 15 de Abril de 2019

15 de abril de 2019