Home » Notícias » Mundo »

O SUS é patrimônio do povo brasileiro: em defesa da MNNP-SUS

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (SINTET-UFU) vem por meio desta nota repudiar a atitude do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que suspendeu, de forma unilateral, a Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS).

A MNNP-SUS foi criada por meio de resolução do Conselho Nacional de Saúde (CNS) em 1993 para atender às demandas de trabalhadoras/es e usuárias/os do Sistema Único de Saúde (SUS). O instrumento sempre foi referendado pelos governos democraticamente eleito em suas diversas esferas e garantia discussões amplas acerca da realidade do SUS e as melhorias necessárias.

Ao suspender a MNNP-SUS o Ministério da Saúde demonstra seu total desrespeito não só com as instâncias coletivas e democráticas de decisão e da aliança entre a sociedade civil e o governo federal, mas também, um total descaso com a população brasileira que tanto depende da saúde pública no nosso país, que infelizmente ainda é deficitária.

Nos somamos às entidades nacionais que representam as trabalhadoras e os trabalhadores na área da saúde para repudiar a atitude autocrática do Ministro da Saúde e exigir a imediata retomada desta ferramenta que tanto tem avançado em defender os reais interesse da população brasileira.

Coordenação Colegiada SINTET-UFU

25 de junho de 2019