Cine-debate sobre o documentário Marighella

Por Lorena Martins

O primeiro dia do XXVII CONSINTET-UFU contou, ainda, com um cine-debate iniciado Às 17h30. A atividade exibiu o documentário intitulado Marighella, obra de 2012 dirigida por Isa Grinspum, sobrinha de Carlos Mariguella. O filme foi premiado melhor longa-metragem na 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul em 2012, e traz fragmentos da trajetória do baiano, poeta e líder comunista. Mariguella, grande inimigo da ditadura militar, foi vítima de tortura e prisão durante esse período. Autor do Manual do Guerrilheiro Urbano, mundialmente publicado, e de outras obras, Marighella deixou sua marca na história, sendo até hoje referência de luta.

Após a exibição do filme, iniciou-se o debate. A mesa foi mediada por Mário Guimarães Júnior, coordenador do sindicato, e composta por Cristiano Batista Alvarenga Júnior, aluno do curso de História da UFU e Wilson Santos, doutorando em Geografia e membro do Comitê de Defesa dos Direitos dos Trabalhadores (CDDT).

Cristiano é pesquisador da história de Marighella e apresenta trechos da trajetória do líder baiano, destacando suas contribuições para a política e relacionando essas passagens com a atual conjuntura. O estudante afirma que Marighella tinha um projeto para o Brasil, que tratava-se de uma revolução socialista que geraria o comunismo. O líder criticava as formas pacíficas de resistir à ditadura e acreditava que a união do proletariado com os camponeses era necessário para formarem uma frente contra o regime militar. Wilson centraliza sua fala em alguns textos escritos por Carlos Marighella, argumentando que muitas pessoas já ouviram falar sobre o guerrilheiro, mas não leem seus conteúdos. Segundo o doutorando, a classe trabalhadora é fortemente limitada pelo capitalismo e essa é uma questão levantada por Marighella na época em que viveu.

Karla Muniz, técnica-administrativa em educação na UFU, relaciona o conteúdo do documentário sobre Marighella com questões atuais, afirmando que o líder é uma inspiração para a luta da classe trabalhadora e ressaltando a importância da atividade no sentido de mostrar às pessoas quem foi Carlos Marighella.

Clique aqui para assistir o documentário Marighella exibido no cine debate.

A apresentação sobre Carlos Marighella, preparada Cristiano Batista Alvarenga Júnior, está disponível abaixo:

Apresentação sobre Carlos Marighella – por Cristiano

 

 

9 de dezembro de 2019