Assembleia geral aprova estado de greve

Por Raissa Dantas

 

 

Na manhã dessa quarta-feira, 29 de janeiro de 2020, o SINTET-UFU realizou sua primeira Assembleia Geral neste ano após uma série de Assembleias Setoriais realizadas com o intuito de preparar o debate para o momento atual. A atividade foi realizada nos anfiteatros C e D do bloco 5R, campus Santa Mônica da UFU, e contou com a presença de dezenas de Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). A pauta foi: informes locais e nacionais, análise de conjuntura, eleição de representantes TAEs para o Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (CONSEX), deliberação sobre o indicativo de estado de greve da FASUBRA e, por fim, encaminhamentos.

Os presentes se debruçaram sobre o debate referente à análise de conjuntura, traçando reflexões sobre trabalho de base, mobilização, caracterização do governo e seus ministérios, educação para a luta, reflexos da conjuntura local nos processos de mobilização frente à conjuntura nacional, dentre outros pontos. A unidade e a articulação conjunta de mobilizações deu a tônica às falas daqueles e daquelas que contribuíram para as formulações conjuntas da análise de conjuntura do sindicato. A Assembleia Geral do SINTET-UFU aprovou amplamente o indicativo da FASUBRA de estado de greve, com a orientação à federação para que esta greve seja construída de modo unificado com as demais Entidades Nacionais e Centrais Sindicais.

Além do ponto central sobre o estado de greve, a Assembleia aprovou, ainda, Sebastião Elias e Gilberta Pires como novos conselheiro e conselheira do CONSEX representantes da categoria de TAEs.

 

Alguns dos encaminhamentos da Assembleia foram com relação à orientação para a FASUBRA sobre a construção unificada da greve, o início de encontros para a organização por local de trabalho, o convite à direções para que participem de reuniões setoriais e, ainda, a articulação junto às Frentes, sindicatos e representações das Centrais Sindicais localmente.

29 de janeiro de 2020