Informes sobre a reunião entre o SINTET-UFU e a Direção do HC-UFU

 

O SINTET-UFU reuniu-se na última quarta-feira, dia 22 de abril, com a Direção do Hospital de Clínicas da UFU para tratar de questões referentes à falta de Equipamentos de Proteção Individual,  revezamento, alimentação, testes para Covid-19, dentre outras que serão descritas abaixo. A reunião foi extensa e tratou de diversos assuntos nos quais o sindicato apresentou reivindicações da categoria e defendeu a adoção de medidas que protejam as trabalhadoras e trabalhadores do HC-UFU.

Equipamentos de Proteção Individual: A Coordenação do SINTET-UFU questionou sobre o fornecimento de EPI’s e a utilização de máscaras de tecido. A Direção disse que já está normalizada a questão dos EPIs, quanto ao suprimento. Está promovendo a distribuição de acordo com as especificidades da atividade de cada setor.

As máscaras de tecido serão substituídas pelas máscaras de SMS (TNT) que a costuraria está produzindo em conjunto com voluntárias e voluntários mobilizados em campanha promovida pelo SINTET-UFU. A conclusão da substituição das máscaras ocorrerá nesta semana.

O sindicato alerta a todas e todos que entrem em contato com esta entidade caso faltem EPIs.

Revezamento: O SINTET-UFU cobrou a adoção de revezamento das equipes para reduzir a exposição ao risco e o adoecimento de profissionais da saúde, o que prejudicaria o combate à pandemia no HC. A direção informou que o revezamento será mantido, porém, em setores que tenham capacidade de fazê-lo sem prejudicar o desenvolvimento das atividades. Por exemplo, um setor que o revezamento provoque atrasos em serviços que outra parte da estrutura necessite, não é possível a adoção do revezamento.

Realocação de servidoras e servidores da Cirúrgica 3: As servidoras e servidores da Cirúrgica 3 foram realocados em função do combate ao Covid-19. Tal mudança sem prévio diálogo com as servidoras e servidores, feita de maneira abrupta causou profunda insatisfação. A Direção alega que a mudança é temporária e que após a crise, todas e todos voltarão aos seus locais de origem. O SINTET-UFU enviou ofício à direção demandando a revisão do procedimento, que seja reunião com estes trabalhadores e trabalhadoras pra identificar em qual área gostariam, ou têm condições, de contribuir efetivamente nesse momento.

Alimentação: O sindicato reivindicou à Direção que seja ampliado o número de refeições fornecidas para os plantonistas, com vistas a atender a todos.

A Direção afirma que, provavelmente, será possível ampliar. Conversarão com a nutricionista para organizar melhor a distribuição com vistas a ampliar este número.

Foi identificado que parte das chefias estão solicitando as refeições muito em cima da hora, e que esse é o motivo das negativas. Sugerimos que a Direção oriente as chefias a reportar a necessidade de refeições com prazo hábil, e ainda, que a nutricionista, organize o processo cobrando das chefias a relação de demanda.

Após estas adequações, o SINTET-UFU cobrará a disponibilização dos procedimentos necessários nos meios de comunicação do HC-UFU.

Catraca de acesso do estacionamento: Solicitamos que no final de semana o portão que fica ao lado da catraca (entrada/saída biblioteca) fique aberto nas trocas de turno, como é feito durante a semana, para evitar o risco de contaminação pela catraca, mesmo porque nem álcool gel é disponibilizado nessa localidade. Após a reivindicação do SINTET a Direção se comprometeu a organizar a liberação do portão.

Aparelho de TVs nos quartos: Visando maior humanização no tratamento de internados no HC-UFU o SINTET-UFU sugeriu a implantação de aparelhos de TV e Wifi nos quartos do HC. A Direção acatou a sugestão e solicitou prazo de análise de viabilidade estrutural para implantação.

Falta de Fluxograma de procedimentos nos setores: A Coordenação Colegiada do SINTET-UFU cobrou a Direção com relação a ausência de indicadores dos procedimentos de enfrentamento ao Covid-19. A Direção assumiu a falha, alegando esquecimento, mas que irá providenciar a afixação dos fluxogramas em todos os setores.

Testes de COVID-19 para profissionais da saúde: Uma das principais medidas de combate ao Covid-19 é a testagem constante dos profissionais da saúde. Esta medida, além de proteger quem está dando o combate à doença, protege os demais pacientes do contágio, garantindo uma melhor gestão da crise. Solicitamos providencias para que todos os trabalhadores e trabalhadoras do Hospital sejam testados para COVID-19.

A Direção afirma que chegará até semana que vem, em torno de 2.600 testes que serão específicos para os/as trabalhadores/as do HC.

Setor de Psiquiatria X COVID-19: Manifestamos preocupação em relação aos pacientes de saúde mental internados no setor de psiquiatria e questionamos como seriam tratados e quais as proteções para os/as trabalhadores/as.

A Direção informa que a psiquiatria está sendo organizada no mesmo modelo adotado no restante do HC, separando suspeitos dos não-suspeitos. Os/as Trabalhadores/as do setor, quando tratarem dos casos suspeitos, serão paramentados com o mesmo tipo de EPI disponibilizado ao pessoal do HC que estão na linha de frente ao COVID-19.

Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19: O SINTET-UFU questionou que papel o HC-UFU tem desempenhado no Comitê Municipal de Enfrentamento ao COVID-19, uma vez que têm três representantes lá. A Direção informou que não tem sido convocada para as reuniões.

Questionamos se houve manifestação do HC-UFU em relação a isso e solicitamos que enviem o questionamento ao Comitê, cobrando deles mais respeito ao HC, uma vez que é o Hospital de Referência na região. Assumiram o compromisso de enviar o ofício e tão logo tenham uma posição nos comunicarão.

EPIs para o laboratório: Foi questionada a falta de máscara adequada ao manejo de pacientes suspeitos ou portadores de covid-19. A máscara cirúrgica adequada deve conter TNT duplo com elemento filtrante no meio. A direção alegou que as máscaras são de competência da gerência de risco, mas que irá comprar o filtro e adequar as máscaras.

Apesar da falta dos óculos de proteção no ambiente hospitalar da UFU no início da pandemia, a Direção voltou a reafirmar que já existem protetores suficientes e que todos no laboratório podem ter acesso. Cabe à chefia solicitar os equipamentos. Informaram da possibilidade de colocar proteção de acrílico para manipulação das coletas dentro do laboratório.

Outros assuntos tratados:

  • Também nos informaram que serão colocadas caixas de acrílico para o procedimento de intubação dos pacientes pra evitar aerossóis e respingos.
  • Pretendem ainda a colocação de tendas protetoras para o procedimento de nebulização.
  • Nos informaram que o HC-UFU há atualmente cerca de 360 trabalhadores/as afastados pelos mais diversos motivos, entre servidores UFU e FAEPU.
  • Sobre a demissão das camareiras da FAEPU, a Direção do HC alegou que se trata de cargos extintos e que cumpre as determinações e prazos demissionais do MEC. Questionados sobre a continuidade de demissões em meio a pandemia eles alegaram que a Ebserh irá fazer a substituição dos funcionários via concurso ou contratação temporária. (O sindicato irá acompanhar para não haver sobrecarga de trabalho)
  • A direção informou que não se deve usar ar condicionado durante a pandemia, mas em setores onde seu funcionamento é imprescindível foram trocados os filtros.

 

O sindicato encontra-se aberto para outras demandas apresentadas pela categoria e solicita que as servidoras e servidores estejam sempre vigilantes quanto à exposição ao risco. As trabalhadoras e trabalhadores do HC-UFU são fundamentais para o combate à pandemia do coronavírus e é fundamental que tenham sua saúde preservada. Em outros lugares a taxa de profissionais da saúde contaminados chega a 1/3 do total de ocorrências de COVID-19. Precisamos de união para que todas e todas passem por este momento difícil. E o sindicato é a ferramenta para que as condições necessárias sejam asseguradas.

23 de abril de 2020