Reitor Eleito, Reitor […]!

 

Na Universidade Federal de Uberlândia 2021 ainda não começou. Enquanto o mundo já está no quinto dia do novo ano, seguimos aguardando a nomeação do Reitor eleito pela comunidade UFU que ainda não saiu, algo que gera algum nível de preocupação visto que o primeiro mandato do Prof. Valder Steffen Junior (FEMEC) teve seu encerramento no dia 22 de dezembro de 2020.

Considerando o comportamento do atual Presidente frente a outras situações semelhantes, em diversas universidades federais Brasil afora, essa situação gera alguma insegurança e muitas incertezas na comunidade universitária. A recomendação é manter a vigilância e a disposição em fazer valer a autonomia democrática da UFU, como em outras situações que temos enfrentado ante ataques vindos de diversos setores da sociedade contra a educação pública.

Em conversas recentes com autoridades da Universidade, quando questionamos se tinham informações sobre os andamentos dessa nomeação, o cenário que nos foi passado é o de aparente tranquilidade em relação a essa situação. Contudo, circulou, em meados de dezembro último, um Decreto de Nomeação, que após análise mais atenta e uma pesquisa mais apurada constatou-se tratar de uma informação falsa, sem valor oficial.
Pudemos apurar que essa demora, se deve mais à desorganização burocrática que tem sido característica das estruturas de poder e decisão que se instalou em Brasília a partir de 2019, mas que o processo de nomeação está caminhando em Brasília e deve sair pelos próximos dias.

É importante ressaltar que, ao contrário de alguns boatos também sem fundamentos, a UFU não está sem reitor. A título de informação o processo se dá da seguinte forma: O Reitor, após a assunção do cargo, publica uma portaria de nomeação do Vice. Dessa forma, os mandatos de Reitor e Vice-Reitor têm datas distintas de finalização. Essa diferença entre as datas de término do mandato do Reitor e do Vice-Reitor é proposital, justamente pra evitar que a Universidade fique sem gestor até que se publique a nomeação do novo Reitor eleito. No nosso caso, especificamente, o mandato do Reitor em exercício (Prof. Orlando Cesar Mantese) expira no final do mês de janeiro, portanto, a UFU não está sem reitor.

Aparentemente, portanto, tudo está ainda dentro da “normalidade” prevista no processo, porém, enquanto instituição representativa de um segmento importante dentro da UFU, como o de técnicos e técnicas, alertamos que devemos ficar atentos, não é possível baixar a guarda frente a um governo cuja preferência explícita é pelo modelo antidemocrático, intervencionista e fascista.

Devemos acompanhar diariamente os trâmites em Brasília para que, ao menor sinal de risco de danos à democracia da UFU, estejamos prontos para resistir da forma que for possível e necessária, como fizemos em 1992, quando toda a comunidade universitária precisou se mobilizar para garantir a posse do professor Nestor Barbosa de Andrade.

A decisão da comunidade UFU deve ser respeitada, assim como devem ser respeitadas as decisões de nossos conselhos e colegiados.

O mantra democrático que defendemos deve ser entoado todos os dias para que não seja esquecido: democracia como princípio e equidade como prática democrática.

Reitor Eleito, Reitor empossado!

 

Coordenação Colegiada

5 de janeiro de 2021