HC UFU CONTRA O ASSÉDIO

Na última segunda-feira (18), o SINTET-UFU deu início à campanha “Em Defesa do Ambiente de Trabalho Saudável: ASSÉDIO NÃO!”, que tem o intuito de combater o assédio moral no ambiente de trabalho, levando informações para as servidoras e servidores, além de orientações de como agir diante de uma situação de assédio. 

Coordenadoras e coordenadores do sindicato estiveram presentes do HC UFU para distribuírem materiais de conscientização, como adesivos e cordões de crachá, além de fixarem cartazes e banners com informações sobre o que é o assédio moral e como ele acontece, sendo uma violência contra o trabalhador, que é submetido a situações humilhantes e constrangedoras, muitas vezes por parte de seu superior hierárquico. O assédio moral é configurado por práticas abusivas que vão desde insultos, gritos e intimidação, podendo também ser caracterizado por exclusão social, sobrecarga de trabalho, recusa na comunicação e propagação de boatos, entre outros. O assédio acarreta sérias consequências, como desmotivação e perda da autoconfiança, interferindo diretamente na saúde mental dos trabalhadores e trabalhadoras. Para ler o conteúdo da campanha na íntegra, clique aqui.

A fim de exemplificar a temática, a campanha também contou com uma intervenção cultural. Durante o dia, dois atores do Coletivo Quilombo Teatro encenaram uma situação de assédio no saguão do hospital, chamando a atenção das pessoas que passavam pelo local. Caracterizados de enfermeiros, Alessando Terras Altas e Geo Dias interpretaram uma cena de assédio em que Fred (Alessandro), superior hierárquico, humilhava Dona Maria (Geo), uma enfermeira com grande experiência no hospital que sofria de artrose. Aos gritos e proferindo ofensas como “incompetente” e “preguiçosa”, o superior afirmava que a enfermeira não conseguia mais desempenhar o trabalho corretamente devido a idade avançada, sugerindo, inclusive, que a trabalhadora se aposentasse. A discussão vivida pelos atores chocou as servidoras e servidores que transitavam pelo HC durante a apresentação. Muitos chegaram a interferir, acreditando ser uma cena real. De acordo com relatos dos presentes, situações de assédio no Hospital de Clínicas são recorrentes.

O SINTET-UFU reforça a importância de tratar questões de assédio moral de forma coletiva, envolvendo colegas de trabalho e também o sindicato. Além disso, orienta-se que os trabalhadores e trabalhadoras que sofrerem assédio, relatem essas experiências detalhando datas, locais, horários, testemunhas e conteúdo das conversas, entre outros pontos. Em caso de assédio, o servidor ou servidora deve procurar o SINTET-UFU por meio do telefone: 34 9 9649-3337. Ou pelo e-mail: assessoria@sintetufu.org

Se você não sofre assédio moral no ambiente de trabalho, mas percebe que algum colega está vivenciando essa situação, seja solidário. O apoio dos colegas é essencial nesse momento.

A mobilização é muito importante, já que o medo reforça o poder do agressor. Todos juntos contra o assédio!

 

Confira a cobertura fotográfica das atividades realizadas no Hospital de Clínicas:

19 de janeiro de 2021