Home » Slider »

Qualidade de vida – Educação Financeira

Escrito por: Luciana Castro

 

O professor de Finanças da Faculdade ESAMC, Marcelo Humberto de Paiva Cunha de forma divertida chamou a atenção dos congressistas sobre o consumo consciente e as ferramentas utilizadas pela publicidade e marketing das empresas para seduzir o consumidor. “Somos estimulados desde criança a consumir”, disse.  Cunha apontou os fatores que levam ao descontrole financeiro, a importância do planejamento de gastos descobrindo o problema. “As pessoas sabem quanto ganham, mas não sabem quanto gastam”, disse.

 

Baseada no livro de Stephen R. Covey – “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, a  proposta de Cunha é a mudança de hábito. “Precisamos começar a prestar atenção no que fazemos”, disse.

 

7 Hábitos da pessoa altamente eficaz

 

1.Seja proativo – ex. saber o que gastou no seu catão de crédito;

2.Objetivo – ex. economizar para comprar uma casa, fazer um cruzeiro;

3.Primeiro o mais importante – ex. um passo de cada vez, organizada;

4.Pense Ganha x Ganha – ex. buscar soluções que satisfaçam e que ao mesmo tempo satisfaça outros;

5.Primeiro compreenda para depois ser compreendido – ex. empatia, escutar as pessoas a sua volta;

6.Crie sinergia – ex. Compartilhe suas metas;

7.Afine o instrumento – ex. renove as quatro dimensões da sua vida: sentimental, espiritual, física e material.

 

Como alternativa econômica, Cunha apresentou o cooperativismo – colaboração e a associação de pessoas ou grupos com os mesmos interesses, a fim de obter vantagens comuns em suas atividades econômicas. As vantagens em optar por uma cooperativa são: empréstimo de dinheiro em taxas mais acessíveis, conta corrente sem manutenção, cartões de crédito e débito.

 

Cunha apresentou alguns nomes de aplicativos para smartphones e tablets que auxiliam no controle das finanças: Minhas economias, MoneyWise, Finance. Encerrou a apresentação com a frase: “Prosperidade é uma questão de escolhas e atitudes”.

 

27 de novembro de 2014