Home » Slider »

Homenagem do SINTET-UFU à servidor aposentado

Com simpatia o servidor aposentado Farnézio Luiz Bento nos recebeu em sua casa no município de Indianópolis na manhã de quarta-feira, 5. Nascido no dia 1 de janeiro de 1926na cidade de São Gotardo chegou a Uberlândia e começou a trabalhar na Universidade Federal de Uberlândia UFU em março de 1981 na função de servente de obras. Trabalhou um ano cuidando de hortaliças na Fazenda Capim Branco, como vigia durante cinco anos, depois fez curso e trabalhou de vigilante até se aposentar.

Bento falou sobre sua vida antes da universidade. “Antes de entrar na universidade eu não tinha casa, morava de aluguel. Hoje tenho minha casa e algumas casas de aluguel”, disse. E ainda declarou, “passei anos felizes na universidade, foi depois que comecei a prosperar”. O sentimento de Bento por ter trabalhado na UFU é de que às vezes sonha que está trabalhando até hoje.

 

Tataravô

Bento reside há 12 anos em Indianópolis. Tem três filhos do primeiro casamento, após o falecimento da primeira esposa, casou-se novamente e do fruto deste relacionamento que dura 57anos, vieram 8 filhos. São 21 netos, perdeu a conta do número de bisnetos e um tataraneto. Sobre ser tataravô Bento declarou, “pra mim é um prazer muito grande, nem todo mundo tem esse privilegio de pegar o neto do neto no colo. Eu agradeço a Deus!”.

 

Dia a dia

Com 88 anos, Bento disse, “você vê, nessa idade que tenho ainda trabalho! Ontem plantei milho e mandioca no quintal de casa e ainda cuido das minhas finanças”.

 

Sindicato

O aposentado falou sobre o valor da instituição e os ganhos de processos que recebeu nestes anos. “Pra mim o sindicato é muito importante, o sindicato que briga por nós”, disse. Também deixou uma mensagem para os aposentados e pensionistas, “a gente aposentou, mas não morreu, não é porque aposentou que vai ficar quietinho e parado”. E uma mensagem para os novos trabalhadores técnico-administrativos da UFU, “é importante participar do sindicato, ele que resolve as coisas da gente. Teve um tempo que cobraram a contribuição do INSS da gente e depois tiveram que devolver. Se não é o sindicato a gente tinha perdido”.

 

Os coordenadores dos Aposentados e Pensionistas, Laura Ferreira e Antônio Araújo acompanharam a visita ao aposentado, e Laura homenageou Bento, “pra nós o senhor com 88 anos é um exemplo de vida principalmente na luta sindical. Um dos  aposentados mais idosos dos técnicos administrativos na universidade, o senhor é mais ativo do que quem está na ativa, sempre presente em assembleias, congressos e atividades”. OSINTET-UFU valoriza os aposentados e pensionistas.

 

Luciana Castro

Assessoria de Comunicação SINTET-UFU

5 de novembro de 2014