Abaixo-Assinado: Psicólogos em todos os plantões já!

 

Sofrimento psíquico não acontece com hora marcada!

Em defesa da integralidade do cuidado no atendimento às demandas dos usuários do SUS, considerando o compromisso do HC UFU como maior prestador de serviços do SUS em MG, sendo também um dos maiores Hospitais Universitários Federais do Brasil e portanto, um importante formador de recursos humanos, viemos a público expressar nossa preocupação com o anúncio da não oferta de atendimento psicológico durante o período noturno em dias de semana.

A compreensão do cuidado como prática multiprofissional, que orienta também o processo de internação e a Política Urgência e Emergência, ancora nosso questionamento sobre os fundamentos da decisão do HC sobre a suspensão do atendimento no período noturno, ainda que provisória.

A organização do cuidado psíquico estava sob a responsabilidade do profissional da psicologia que, nos períodos noturnos, atendia a demanda de todo o HC (Enfermarias, Pronto Socorro, UTIs). Entre as atribuições dos profissionais estão as demandas relacionadas à óbitos; violência sexual contra crianças, adolescentes e adultos; tentativas de autoextermínio; sofrimentos relacionados a recebimento de diagnósticos e outras questões.

A presença da Psicologia no período noturno é essencial e sua retirada representa um grande retrocesso e precarização do atendimento!

Pelo exposto, nós, abaixo-assinados, vimos nos manifestar pela manutenção da oferta de atendimento psicológico durante o período noturno em dias de semana.

 

CLIQUE AQUI PARA CONTRIBUIR COM O ABAIXO-ASSINADO

12 de novembro de 2021