Fala SINTET-UFU | 19 de janeiro de 2022

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA 582 – 19 de janeiro de 2022

Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Lorena Martins e está no ar o FALA SINTET-UFU.

 

Assembleia Geral

O SINTET-UFU divulga amplamente Assembleia Geral da categoria. A pandemia vem crescendo novamente de forma descontrolada e o número de casos entre servidoras e servidores só aumenta.

A sobrecarga e o déficit de trabalhadores no Hospital de Clínicas se aprofundam com as demissões na Faepu e com o fim dos contratos emergenciais da Ebserh. Além disso o governo federal sinaliza aumento salarial apenas para o segmento policial, deixando a nossa e outras diversas categorias com mais de cinco anos de perdas salariais. Diante disso, é necessário que todos e todas participem da assembleia, a fim de fortalecer a nossa luta.

A atividade tem como pauta:

1- Informes locais e nacionais;

2- Situação do HC quanto à reposição dos trabalhadores e condições de trabalho;

3- Discussão do indicativo de greve nacional por recuperação das perdas salariais;

4- Discussão sobre o retorno ao trabalho remoto em virtude do agravamento DA PANDEMIA;

5- Técnicos no processo de compras da UFU.

A assembleia acontece às 2 horas da tarde dessa quarta-feira, dia 19 de janeiro. A atividade vai ser realizada de forma semipresencial, no Centro de Convivência do campus Umuarama e online pela plataforma Zoom, para participar acesse: www.sintetufu.org

 

DEMISSÕES FAEPU E EMERGENCIAIS E SOBRECARGA NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFU

Em um momento em que a pandemia vem piorando seus índices de contaminação, na qual seria necessário ampliar o contingente de profissionais, o HC vai na contramão, demitindo os trabalhadores da FAEPU. Além disso, os trabalhadores temporários emergenciais da EBSERH, contratados em função da pandemia, também foram desligados. A falta de reposição adequada desses profissionais, neste contexto, torna as condições de trabalho insuportáveis. O ano de 2022 começou com um grande aumento no número de casos de Covid-19 por todo o país. Esse aumento foi intensificado por um novo surto de gripe em uma combinação catastrófica que traz muita preocupação, após um período de trégua da pandemia. Em Uberlândia, o número de casos e de internações subiu rapidamente nos últimos dias. Nesse sentido, é urgente a reformulação da logística do quadro de funcionários do Hospital de Clínicas, prezando pela qualidade de vida e saúde do servidor. Prezamos pela manutenção dos funcionários FAEPU até junho de 2022 e cobramos da EBSERH novas contratações, objetivando atender a demanda do SUS na atual conjuntura.

 

NOTA PÚBLICA SINTET-UFU – Agravamento da Pandemia

Diante do agravamento da pandemia, o Sindicato enviou à Gestão Superior da UFU um ofício solicitando a suspensão da Portaria Reito 261 de 2021, e solicitando os trabalhadores das Unidades Administrativas retornem ao trabalho remoto. Entendemos que o momento é delicado, e de acordo com os estudos, existe uma tendência de agravamento da variante delta na cidade e região nos próximos dias e meses. O SINTET-UFU permanece atento, e orienta aos trabalhadores que nos informem, por meio de nossos canais, quaisquer ocorrências que coloquem em risco a saúde e a vida de seus representados. Acesse o ofício e a nota técnica em: www.sintetufu.org

 

Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos, se cuidem e até o próximo programa!

18 de janeiro de 2022