Assembleia elegeu as delegadas e delegados que representarão o SINTET-UFU na próxima Plenária da FASUBRA

 

Na tarde dessa quinta-feira, dia 17 de fevereiro, o SINTET-UFU realizou Assembleia Geral dos Técnico-Administrativos para deliberar sobre a realização do CONFASUBRA em maio de 2022 e eleger delegadas e delegados para a Plenária Nacional da FASUBRA de 4 a 5 de março. A atividade virtual foi realizada por meio da plataforma Zoom, coordenada por Gilberta Pires, secretariada por Lucas Pires e relatada por Alexandre Igrecias e Rosane Herdy.

Primeiramente, a categoria passou pelos informes locais e nacionais que foram centrados nos debates sobre a mobilização da categoria, a articulação da FASUBRA com relação à greve nacional e atualizações sobre esse tema. Houve um ajusto no calendário proposto inicialmente e, no momento, a categoria está orientada na construção de grandes atos no 08 de março, dia internacional das mulheres, e nos indicativos de dia nacional de greve em 16 de março e, ainda, sinalização para greve nacional a partir do final de março.

Em seguida, iniciou-se debate sobre a realização do CONFASUBRA em maio de 2022. Este congresso havia sido definido na plenária de dezembro da Federação, com a seguinte pauta: 1. Conjuntura; 2. Plano de lutas; 3. Alteração estatutária; 4. Ataques à categoria: HUs, carreira, aposentados, etc; 5. Eleição da Direção Nacional e Conselho Fiscal. A coordenação do sindicato, bem como demais presentes, acordaram em torno da avaliação de que este não é o momento ideal para realização de um congresso presencial, visto o momento da pandemia que estamos vivendo e a logística que envolve a realização de um grande evento como este. A categoria defendeu a realização do CONFASUBRA após as eleições de outubro e, consequentemente, prorrogação do mandato da atual Direção Nacional da federação.

Após os debates acerca do CONFASUBRA, a assembleia elegeu as delegadas e delegados que representarão o SINTET-UFU na próxima Plenária da FASUBRA, que será realizada por meio da plataforma Zoom nos dias 04 e 05 de março. A pauta da Plenária será: 1. Informes da Direção Nacional; 2. Análise de conjuntura internacional e nacional; 3. Indicativo de greve do Serviço Público Federal; 4. XXIV CONFASUBRA; 5. Prorrogação do mandato da Direção Nacional e do Conselho Fiscal; 6. Encaminhamentos; 7. Outros.

Robson Carneiro, coordenador geral do SINTET-UFU, reafirmou o compromisso de unidade que vem sendo feito entre os grupos Lutar e Resistir e Grupo Unir para concentrar esforços na luta contra o governo Bolsonaro. Foi apresentada uma chapa unificada e igualitária com os seguintes nomes:

1. Altuir Donizeti Tiburcio; 2. Jaciara Boldrini França; 3. Mário Costa de Paiva Guimarães Junior; 4. Sérgio dos Santos Neves; e, 5. Silnando Silvério Ferreira.

Como suplentes da delegação, foram escolhidos(as): Alexandra Rodrigues de Oliveira, Ariosvaldo Pereira de Lima, Janaína de Paula, Joana D’Arc, João Lucas de Paula, Norton Martins Nunes, Paulo Rais de Freitas, Valdecir Lucas e Wanderson de Andrade Fagundes.

Além disso, Robson Luiz Carneiro foi referendado como delegado da direção, representando a Coordenação Colegiada do SINTET-UFU.

Acompanhe nosso site e redes sociais para saber mais informações sobre as mobilizações da greve nacional e outras atividades do SINTET-UFU.

18 de fevereiro de 2022