Sem reajuste, vai ter greve: confira a cobertura da assembleia de 10/03

Por Raissa Dantas

 

 

Na tarde dessa quinta-feira, dia 10 de março de 2022, o SINTET-UFU realizou Assembleia Geral dos Técnico-Administrativos para deliberar sobre a greve da categoria. A atividade contou com a participação de quase 90 pessoas e foi semipresencial, realizada no Centro de Convivência do campus Umuarama e pela plataforma Zoom, coordenada por Lucas Pires, secretariada por Alexandra Rodrigues e relatada por Alexandre Igrecias e Rosane Herdy.

 

 

Primeiramente, a categoria apresentou os informes locais e nacionais, referentes aos repasses da Fasubra, mobilizações de movimentos sociais e sindicais. Em seguida foi realizada análise de conjuntura, que possibilitou a construção coletiva da caracterização do governo Bolsonaro, sua política econômica e o papel central que o funcionalismo público tem diante dos enfrentamentos pela defesa e conquista de direitos. Ainda neste ponto foi enfatizado o alerta sobre o risco da transferência da aposentaria de técnico-administrativos em educação para o INSS, bem como a necessidade da construção de um plano de lutas para os aposentados, aposentadas e pensionistas do SINTET-UFU, que estarão reunidos nesta sexta-feira em um Seminário da pasta.

Após os debates conjunturais, a categoria aprovou paralisação no dia 16 de março de 2022 e envio de representação da base do SINTET-UFU para o ato que ocorrerá em Brasília na mesma data. Também foi aprovado por ampla maioria o indicativo de Greve Nacional do Serviço Público por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março de 2022. Além disso, a categoria autorizou a criação de um Comando Local de Mobilização de Greve. Frisamos que para compor o Comando é necessário entrar em contato com o sindicato pelo e-mail assessoria@sintetufu.org. Após a paralisação de 16 de março haverá nova assembleia para definir os rumos da mobilização de greve

A Assembleia Geral aprovou, ainda, a assinatura de duas notas de apoio: à mobilização de psicólogos e assistentes sociais do Hospital de Clínicas da UFU que reivindicam o recebimento de insalubridade e, ainda, à greve dos trabalhadores da educação do estado de Minas Gerais, representados pelo SIND-UTE.

 

 

Acompanhe nosso site e redes sociais para saber mais informações sobre as mobilizações da greve nacional e outras atividades do SINTET-UFU.

10 de março de 2022