Servidores públicos mobilizam-se em atividades de paralisação

Confira os repasses sobre a construção da greve do Serviço Público Federal

 

Por Rosane Herdy e Alexandre Igrecias | Fotos por Milton Santos

 

Parte da coluna do SINTET-UFU na manifestação de 16 de março | Foto: Milton Santos

Na última quarta-feira (16), aconteceu o Ato Nacional de Mobilização dos Servidores Públicos Federais em Brasília. Os servidores fizeram marcha pela Esplanada dos Ministérios pela recomposição salarial após cinco anos sem reajuste.

Governo federal segue intransigente e não recebe comissão | Foto: Milton Santos

Criou-se uma comissão de representantes das entidades que mais uma vez não foi recebida no Ministério da Economia. Diante disto, foi aberto um prazo de sete dias para que o governo inicie as negociações sobre o reajuste das trabalhadoras e trabalhadores do Serviço Público Federal. O SINTET-UFU teve grande participação no ato em Brasília e levou aproximadamente 60 filiadas e filiados.

 

O SINTET-UFU realizou, ainda, como atividade de paralisação um bate-papo virtual. A conjuntura política que motivou a mobilização atual foi debatida. Os presentes analisaram o processo de desmonte dos serviços públicos a partir da EC 95/2016 e os sucessivos cortes de verbas nas universidades; os cinco anos sem reajuste; a pandemia e a crise econômica que destruiu o poder de compra; e a escolha do governo Bolsonaro de privilegiar categorias mais próximas de sua base política em detrimento da saúde, da ciência e da educação, tão importantes e necessárias em um contexto de pandemia como o nosso. Além disso foram debatidas ideias apresentadas pelos participantes para a mobilização e para os próximos passos na luta pelo reajuste.

 

Trabalhadores da UFU protestaram ao lado de servidores de várias localidades do Brasil | Foto: Milton Santos

A previsão de Greve Geral Unificada está mantida, a partir do dia 23 de março, caso no prazo de sete dias o Serviço Público Federal continue sem respostas do governo. Nessa sexta-feira, 18 de março, ocorre reunião do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais). Aguardamos repasses dessa reunião, com orientações do Fórum sobre a construção da greve. O SINTET-UFU deve convocar uma Assembleia Geral nos próximos dias para encaminhar a greve da categoria.

 

Confira a cobertura fotográfica do ato em Brasília na Página do SINTET-UFU no Facebook. Abaixo parte da cobertura audiovisual do ato em Brasília:

 

 

18 de março de 2022