É preciso manter a mobilização para conquistar o reajuste salarial!

SINTET-UFU realizou reunião ampliada com a categoria para repassar as últimas informações da mobilização e apontar os caminhos da luta após o adiamento do início da greve.

 

Ontem (22), a Coordenação Colegiada do SINTET-UFU realizou uma Reunião Ampliada da entidade, aberta para a categoria, a fim de informar sobre o estado da mobilização nacional e pensar coletivamente os caminhos da luta. Participaram cerca de 50 pessoas, entre coordenadores e filiados da base.

O Coordenador Geral do SINTET-UFU, Robson Carneiro, abriu a reunião informando sobre o estado da mobilização até o presente momento. O SINTET-UFU está seguindo todas as orientações da FASUBRA, participando ativamente da construção da greve, tendo realizado paralisação no dia 16/03, levando uma das maiores delegações para o ato que ocorreu em Brasília, com quase 60 pessoas da UFU. Neste dia, foi entregue ao Ministério da Economia um ultimato para que o governo abrisse negociações. Caso não houvesse resposta, a greve se iniciaria no dia 23 de março.

No dia 18, houve reunião do FONASEFE (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais) onde foi informado pela maioria das entidades que não havia ainda mobilização suficiente nas categorias para iniciar uma greve do funcionalismo federal, apontando um novo calendário de mobilização (veja abaixo). Apenas a FASUBRA e a FENASPS estavam prontas para iniciar a greve naquele momento, dentre as dezenas de categorias do Fórum.

No dia 21/03 a Fasubra realizou uma reunião ampliada da Direção Nacional, que contou com representantes dos sindicatos dos técnico-administrativos das universidades de todo o país. O diagnóstico é que a maioria dos sindicatos da base da FASUBRA, assim como o SINTET-UFU estão prontos para a greve (aprovada por nosso sindicato em Assembleia Geral realizada no dia 10/03). No entanto, a última Plenária Nacional da FASUBRA aprovou a realização de Greve Unificada com o funcionalismo federal ou, no mínimo, do setor da educação (Veja o relatório da Plenária aqui). Sendo assim, o encaminhamento da reunião ampliada da FASUBRA foi de que não era possível iniciar a greve neste momento, pois isso significaria contrariar a decisão da plenária, com delegados enviados por todos os sindicatos de base. (Veja o Informe de Direção aqui)

Além disso, na reunião ampliada do SINTET-UFU com a categoria, foi dado o informe sobre a reunião que ocorreu ontem no Ministério da Economia.

 

Após pressão, governo recua e recebe entidades do FONASEFE

Ainda que cause certa frustração o adiamento do início da greve, nossa mobilização traz resultados. Ontem, na véspera do indicativo da greve unificada, o governo cedeu à pressão e, pela primeira vez, recebeu uma comissão do FONASEFE (leia na íntegra aqui), com a participação de representantes da FASUBRA, para tratar das reivindicações da campanha salarial, pelos 19,99% de reajuste.

Veja o vídeo com o informe da mobilização:

 

A reunião, realizada no Ministério da Economia, contou com a participação de José Borges de Carvalho Filho, coordenador-geral de Negociação Sindical no Serviço Público e diretor interino de Relações de Trabalho do Ministério da Economia e do secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Leonardo José Matos Sultani. 

Após relutância do governo, será discutida a abertura de uma mesa de negociação sobre o reajuste salarial, que terá uma resposta pelo governo no dia 01/04.

 

Próximos passos da nossa luta

A reunião encaminhou a necessidade de manter a mobilização dos TAEs e intensificar o diálogo com colegas, outras categorias do serviço público federal, docentes, estudantes e população em geral, explicando o motivo da greve. Outra proposta foi a de realizar atividades de pressão nos parlamentares em Brasília, nas bases e pelas redes sociais, através de guerrilhas digitais.

A reunião encaminhou a instalação do Comando de Mobilização dos TAE da UFU e o início de suas atividades. Para participar, entre em contato com a Assessoria Sindical do SINTET-UFU através do e-mail assessoria@sintetufu.org ou do WhatsApp (34) 9 9897-6931 [clique aqui].

No dia 28/03 haverá Assembleia Geral do SINTET-UFU, às 14 horas em formato híbrido (presencial e online), através da plataforma Zoom Meetings e no Centro de Convivência do campus Umuarama.

Além disso, o SINTET-UFU enviará representantes para a mobilização em Brasília proposta pelo FONASEFE para pressionar os deputados nos dias 29, 30 e 31/03, e realizar atividades na nossa base neste período.

 

Calendário de mobilização – Jornadas de Lutas em defesa da recomposição salarial de 19,99%

28/03 – Assembleia Geral do SINTET-UFU

29, 30 e 31/03 – Vigília em Brasília junto ao prédio do Ministério da Economia

29/03 – Mobilização na Câmara dos Deputados 

30/03 – Ocupa Brasília – Ato no Ministério da Economia

01/04 – Prazo para resposta pelo Ministério da Economia

 

Participe da construção desta luta!

 

23 de março de 2022