INSALUBRIDADE PARA PSICÓLOGOS/AS E ASSISTENTES SOCIAIS DO HC: Repasses da reunião entre SINTET-UFU e Reitoria

Sindicato realizou reunião com a Reitoria nessa segunda-feira (28)

 

Na manhã desta segunda-feira, dia 28 de março, o SINTET-UFU se reuniu com a Direção Superior para tratar sobre a ausência de pagamento do adicional de insalubridade aos Psicólogos, Psicólogas e Assistentes Sociais que atuam no Hospital de Clínicas.

A reunião teve bastante representatividade, já que Psicólogas/os e Assistentes Sociais de diversos setores do HC participaram da atividade. Os/as profissionais puderam relatar o cotidiano de trabalho, explicando de que maneira o hospital viola o direito ao adicional de insalubridade para os trabalhadores e trabalhadoras do RJU e EBSERH. 

Na ocasião, Psicólogos/as e Assistentes Sociais reforçaram a necessidade de receber o benefício, já que estão sujeitos ao risco de contaminação em ambiente hospitalar e ambulatorial. Ainda, expuseram o fato de outros hospitais universitários pagarem o benefício à categoria. Em Uberlândia, inclusive, Psicólogas/os e Assistentes Sociais que trabalham no Hospital Municipal, UAI’s e Unidades Básicas de Saúde também recebem insalubridade. Esse fato evidencia o quanto é urgente que o HC reveja essa questão.

A Reitoria considerou justa a pauta levantada pelos Assistentes Sociais e Psicólogos/as, principalmente ao tomarem conhecimento de que os demais hospitais universitários pagam o adicional de insalubridade a esses profissionais. Com isso, o SINTET-UFU, juntamente com a categoria, irá juntar laudos de outras universidades para que possam ser avaliados. 

28 de março de 2022