Fala SINTET-UFU | 18 de maio de 2022

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 18 de maio de 2022

 

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Lorena Martins e está no ar o FALA SINTET-UFU. No programa de hoje, nós vamos falar sobre o desmonte da Educação pelo governo Bolsonaro.

De acordo com dados do Observatório do Legislativo Brasileiro, que é ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro, os investimentos pra a ciência e educação no atual governo foram os mais baixos desde os anos 2000. Além disso, nós vemos recentemente o escândalo de corrupção envolvendo o Ministério da Educação, o “Bolsolão do Mec”, né, que é basicamente uma estrutura paralela de poder dentro da pasta, que foi criada pra obter propinas e vantagens ilícitas de prefeituras de todo o Brasil. Pra conversar com a gente sobre o Ministério da Educação no governo Bolsonaro, eu convido o Mário Costa de Paiva Guimarães Júnior, que é técnico administrativo em Educação da UFU

Mário, seja bem-vindo.

 

(Mário) Olá ouvintes da Rádio Universitária. Aqui é o Mário Júnior, técnico administrativo em educação. Eu trabalho no Centro de Documentação e Pesquisa em História da UFU e agradeço ao SINTET UFU por me convidar pra participar desse breve bate papo em que comentarei sobre o caráter reacionário da conjuntura política brasileira que ganhou mais força com o golpe jurídico midiático parlamentar que derrubou a presidenta Dilma Rousseff em 2016. Essa conjuntura reacionária se aprofundou quando nas eleições em 2018 Jair Bolsonaro foi eleito presidente do Brasil, com a proposta ultraliberal para economia nos costumes e autoritário na política. Nesses últimos anos nos deparamos com dezenas de manifestações negacionistas por parte do governo Jair Bolsonaro. Essas manifestações negacionistas visaram desqualificar a importância da ciência em nossas vidas e essa perspectiva teve um impacto direto na política que o ministro passou adotar junto a educação básica e superior no Brasil. Aqui eu vou me deter à situação das universidades públicas no Brasil, nas quais não tiveram sua autonomia constitucional respeitada por parte desse governo desde o início da sua gestão em 2019. Temos hoje em 2022 universidades públicas que sofrem intervenção por parte do governo Jair Bolsonaro nas quais as candidaturas eleitas, os setores eleitos pela constituição eleitoral, junto à comunidade acadêmica, não foram empossadas em seus cargos pelo MEC. Esse grave desrespeito com a autonomia universitária é acompanhado de uma política de cortes sucessivos nos orçamentos das universidades de modo que de 2019 a 2022 o governo autoritário de Jair Bolsonaro retirou 12% do orçamento das universidades públicas. Isso significa um corte de 700 milhões de reais durante esse período, usados para manutenção dos serviços cotidianos, investimentos e financiamento de bolsas de extensão, ensino e pesquisa. O projeto do governo Bolsonaro de 2019 a 2022 teve como objetivo sufocar economicamente as universidades públicas. Prejudicando o seu funcionamento cotidiano dificultando a realização do ensino pesquisa e extensão, impondo uma relação autoritária para a gestão universitária e não valorizando as trabalhadoras e os trabalhadores, técnicos e docentes. Que constroem cotidianamente a UFU e demais universidades. Por isso e por centenas de outros motivos desastrosos que finalizo o bate-papo convidando todas as ouvintes, todos os ouvintes da Rádio Universitária para acompanharem os canais de comunicação do SINTETI UFU. Para participarem das atividades propostas pelo nosso sindicato e para que possamos juntas e juntos defendermos a universidade pública, gratuita, autônoma e democrática, votando fora Jair Bolsonaro nessas eleições em 2022. Derrotar sua candidatura à reeleição agora em 2022 será um importante passo para a defesa de nossa UFU e das demais universidades públicas do país. Um grande abraço para todas e todos que nos ouvem e espero encontrar vocês nas atividades do SINTET-UFU.

 

(Lorena) E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos, se cuidem e até o próximo programa!

 

17 de maio de 2022