Fala SINTET-UFU | 08 de junho de 2022

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 08 de junho de 2022

 

(Raissa) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Raissa Dantas e está no ar o FALA SINTET-UFU.

Infelizmente a UFU nunca foi um local totalmente seguro para as mulheres e os inúmeros casos de assédio dentro da universidade comprovam isso. Nas últimas semanas, episódios lamentáveis de assédio sofridos por estudantes no campus Umuarama, trouxeram à tona, novamente, o quanto nós estamos inseguras na UFU.

Hoje vamos conversar com Lorrayne Brito, que é servidora lotada no Hospital de Clínicas da UFU e integrante do GT Feminista do SINTET-UFU. Seja bem-vinda, Lorrayne.

 

(Lorrayne Brito) Olá Raissa, olá a todas e a todos que nos ouvem. Meu nome é Lorrayne, sou técnica administrativa na UFU, coordenadora suplente do SINTET e componho a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres, CP Mulheres. Infelizmente, já era previsível que com o retorno das aulas presenciais os casos de assédio e importunação sexual seriam ainda mais frequentes. Foram três casos registrados em apenas um mês e é bem evidente que a sensação de insegurança e medo ficam ainda mais frequentes entre as alunas, técnicas e demais mulheres que frequentam a UFU. Mas é essencial que o medo não nos paralise. Precisamos avançar nas denúncias e na conscientização de homens e mulheres. Sempre na busca de acabar de uma vez por todas com o machismo, que assola nossos dias e que se materializa nos assédios sofridos por nós diariamente.

É necessário também que a UFU enquanto instituição tome medidas na melhoria da segurança dos campis e não espere mais vítimas, como a enfermeira que foi estuprada a caminho do Hospital Universitário em 2017 ou das alunas Roberta e Elisângela que foram vítimas de feminicídio por seus companheiros e também alunos da UFU. Precisamos nos organizar coletivamente pra juntas cobrarmos ações institucionais e fortalecermos umas às outras. E pensando nisso, o GT Feminista do SINTET iniciará suas atividades em breve. Tendo como ações, campanhas contra o assédio dentro dos campos da UFU, estudo com formação feminista, denúncias de silenciamento e machismo dentro dos espaços da universidade. Fiquem atentas às redes sociais do SINTET onde divulgaremos nossas ações e encontros e participem conosco. Um abraço a todas e todos!

 

(Raissa) Lorrayne nós agradecemos muito a sua presença no FALA SINTET-UFU de hoje, comentando sobre essa questão fundamental pra qualidade de vida, dignidade e segurança de tantas mulheres.

Esse foi o Fala SINTET-UFU dessa semana. Você pode conferir mais informações em nosso site e nossas redes sociais. Uma ótima semana todas e todos e até o próximo programa.

 

6 de junho de 2022