SINTET se reúne com a Diretoria da RTU para discutir o acordo coletivo

phpThumb_generated_thumbnail (9)O SINTET-UFU se reuniu com a Diretoria da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU), no dia 12 de maio, para discutir o acordo coletivo de 2015/16. O sindicato apresentou, a posição dos trabalhadores e reivindicações da Assembleia que foi realizada no dia 29 de abril. A proposta do SINTET foi de 20% de aumento real e o índice inflacionário de 8,42%, calculado pelo INPC (IBGE) com incidência sobre todos os benefícios existentes.

João Batista do Amaral, professor e Diretor Executivo da RTU falou sobre o quadro econômico da Fundação. Segundo Batista, o repasse que receberam foi menor do que, esperado por parte da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele apontou também a atual crise da Fundação, que busca recursos através de parcerias e contratos na Universidade e fora dela.

O diretor disse que fará o máximo para evitar a redução do quadro de funcionários. E neste sentido, lembrou que foi repassado 5% na folha de abril, e no momento não vê condições para cobrir a diferença que é de 1,85% em relação ao índice do Centro de Pesquisas Econômico-Sociais, CEPES, que historicamente tem sido adotado pela fundação. Ele prometeu levar ao conselho curador a proposta de estudo sobre convênio médico e a manutenção da folha de ponto como controle de frequência.

O SINTET-UFU irá solicitar uma audiência com o reitor Elmiro Resende, Presidente da Fundação, para buscar respostas satisfatórias, a fim de atender aos trabalhadores. O sindicato entende que a Universidade deve valorizar a RTU, que esboça um grande compromisso com as áreas administrativas, acadêmicas da universidade e com a sociedade em geral.

Atenção! Uma nova Assembleia será marcada com os trabalhadores assim que, houver a resposta do Prof. Elmiro Resende.

Coordenação SINTET-UFU

Foto: Fernanda Santos

Edição: Nayane Dominique / Kennedy Costa

14 de maio de 2015