Paralisação de 14 de junho é aprovada por unanimidade – Confira as orientações para paralisação

Por Raissa Dantas

Na tarde dessa sexta-feira, 10 de junho de 2022, o SINTET-UFU realizou Assembleia Geral de TAE’s UFU. A atividade semipresencial aconteceu no Anfiteatro do bloco 4K do campus Umuarama e online por meio da plataforma Zoom.

A pauta da atividade teve início com informes locais e nacionais e, na sequência, teve início o ponto de Paralisação e caravana no dia 14 de junho para Brasília, que foi aprovado por unanimidade entre os participantes. O SINTET-UFU enviará ônibus para a atividade “VAMOS PARAR DIA 14 E OCUPAR BRASÍLIA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E CONTRA OS CORTES NO ORÇAMENTO”, que terá saída na segunda-feira à noite. Faça sua pré-inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSefpvq8j488lJSC-m8z2e8tuiE1eb582TGUhUU1GFhHnqqaIA/viewform

Após estes pontos, José Carlos Muniz, advogado do sindicato, fez esclarecimentos sobre o Decreto 10620, que prevê a transferência na gestão da concessão e manutenção das aposentadorias e pensões do Regime Jurídico Único (RJU) para o INSS. Os participantes tiraram dúvidas e, na sequência, aprovaram por unanimidade a solicitação de uma reunião com a Reitoria UFU no dia 23 de junho, com ato no saguão da Reitoria e a convocação para participação de aposentados e ativos. Ficou indicada, ainda, mobilização virtual com envio massivo de e-mails para deputadas/os para cobrar ações contrárias ao Decreto em questão.

Por fim, como inclusão de ponto de pauta, foi aprovado amplamente o acréscimo na pauta da Paralisação de 14 de junho referente à situação do HC-UFU, a saber: alteração de escalas, precariedade, assédio, dentre outras questões.

 

CONFIRA AS ORIENTAÇÕES PARA PARALISAÇÃO:

Confira as orientações e o modelo de declaração para participar

No dia 14 de junho, trabalhadoras e trabalhadores técnicos administrativos em educação da UFU vão paralisar suas atividades como parte da Campanha Salarial Unificada dos servidores públicos federais e contra os cortes de verbas para as universidades. Nossa categoria aprovou a participação neste movimento em Assembleia Geral realizada no dia 10 de março.

Informamos ainda que, em conformidade com o acordo realizado entre o SINTET-UFU e a Administração Superior da universidade, que resultou na publicação do Despacho Decisório 129/2019/REITO, os servidores e as servidoras que decidirem aderir à paralisação terão de repor apenas o trabalho acumulado durante a paralisação. Para tanto, é necessário comunicar à chefia sobre a adesão ao movimento de paralisação através de declaração individual. Este documento possibilitará aos setores se programarem, bem como organizarem suas escalas previstas em lei nos setores de urgência e emergência.

Modelo de Declaração de adesão à Paralisação de 14/06/2022

Nos registros de frequência das áreas acadêmicas e administrativas da UFU, deverá ser lançada no SISREF a ocorrência de Ausência justificada por decisão administrativa (00063). Abaixo, estão os documentos a serem preenchidos pelos servidores e servidoras que irão aderir à paralisação do dia 14 de junho de 2022.

Essas orientações são para todas as trabalhadoras e trabalhadores que atuam fora do Hospital de Clínicas. Para os servidores do HC, a paralisação deve ser realizada da forma que sempre foi, comunicando a chefia e lançando a ocorrência de paralisação (Ausências Legais Justificadas – Paralisação ou Greve) no registro de ponto, respeitando a escala de trabalho que garanta os atendimentos de urgência e emergência.

Acesse o Guia do Grevista.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo telefone ou pelo WhatsApp do Sindicato: Secretaria: (34) 3214-1649 / Assessoria: (34) 99897-6931 ou (34) 99897-7359.

10 de junho de 2022