FALA SINTET | 03 de agosto de 2022

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 03 de agosto de 2022

 

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM, eu sou Lorena Martins e está no ar o FALA SINTET-UFU.

O tema de hoje é Educação e Saúde, e a importância dos Hospitais Escola. E pra conversar com a gente sobre essa pauta eu convido a Junamappe Silva Cardoso Mendes, que é Enfermeira do Hospital de Clínicas da UFU e Coordenadora do SINTET. Junamappe, seja bem-vinda!

 

(Junamappe) Olá, Lorena. Olá, ouvintes da Rádio Universitária, é um prazer estar com vocês aqui hoje. Eu sou a Junamappe, enfermeira há 16 anos e estou aqui pra falar pra com vocês um pouquinho sobre educação e saúde. Bom, o Hospital de Clínicas da UFU é um hospital escola, é um hospital de ensino e é referência de atendimento pra média e alta complexidade. Ele presta atendimento pra uma população de quase milhões de pessoas de 86 municípios do Triângulo Mineiro e do Alto Paranaíba. Com 3.300 funcionários ou mais, o hospital realiza por dia uma média de 2.700 atendimentos. Sendo o maior prestador de serviço pelo SUS de Minas Gerais. Ele é campo de ensino de mais de 3 mil alunos. E hospitais de ensino como o HC tem uma importância fundamental pro desenvolvimento do SUS em diversas áreas. Tanto como nas assistências de alta complexidade, na formação de recursos humanos, de profissionais qualificados da área de saúde e serão aptos pra enfrentar os problemas de saúde prioritários da população brasileira. Tanto no nível técnico, como no nível superior, que é o que a gente tem hoje na UFU. Além de pesquisa de novas técnicas, procedimento para melhoria da saúde pública, entre outras coisas. Esses serviços são imprescindíveis para o desenvolvimento e melhoria da assistência da saúde da população necessitada que conta com o SUS como o único recurso e é claro que pra que isso funcione é necessário que além de docentes altamente qualificados, exista um número significativo de servidores habilitados e com capacidade técnica assistencial de referência que somos nós, os técnicos administrativos, que somos um dos pilares dessa formação. Só assim, com essa parceria, é possível desempenhar com excelência ensino de assistência de e qualidade viabilizando o princípio do SUS na comunidade onde atuamos. Bom, na minha opinião ainda é necessária a adequação das práticas de ensino às reais necessidades do sistema. Falta bastante coisa. Falta o reconhecimento do papel do técnico administrativo nessa formação. Falta incorporação de tecnologias propostas, falta colocar em prática trabalhos científicos gerados pelos mestrandos, pelos doutorandos e outros alunos na própria instituição. E é necessário grandes modificações organizacionais e de gestão que reconheçam o nosso serviço em relação a formação dos discentes e o real papel do HC no sistema de saúde de Uberlândia e região. Temos que ter em mente que a garantia do acesso à população aos cuidados de alta complexidade em saúde realizados em hospital escola como o Hospital de Clínicas da UFU é imprescindível para concretizar a integralidade da assistência que é uma das propostas do SUS. Portanto, ter foco em produtividade vai contra ensino de qualidade. Então isso tem que ser colocado sempre na balança para termos o melhor dos dois mundos. Muito obrigada e até a próxima pessoal.

 

(Lorena) Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

 

29 de julho de 2022