FALA SINTET | 7 de setembro de 2022

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 07 de setembro de 2022

 

(Raissa) Olá companheiras e companheiros ouvintes da Universitária FM. Eu sou Raissa Dantas e está no ar o Fala SINTET-UFU.

Nessa quarta-feira, dia 7 de setembro, vamos falar sobre o Grito dos Excluídos e Excluídas, manifestação popular que acontece desde 1995 em todo o Brasil, marcando o Dia da Independência. O Grito dos Excluídos e Excluídas foi criado a partir da 2ª semana social brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB. Em 1995, quando o grito ocupou as ruas pela primeira vez, o lema “A vida em primeiro lugar” ecoava as demandas populares de um país carente de justiça social e inclusão. A ideia de trazer sentido a essa data histórica é a de superação de um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa, com vias na construção de uma sociedade democrática, diversa e com justiça social para todas e todos. E quem vai conversar com a gente sobre essa data é a Joanna Gama, moradora da ocupação Fidel Castro, coordenadora da cozinha solidária e integrante da coordenação nacional do MTST. Dona Joana, seja bem-vinda!

 

(Joanna) Aqui é dona Joanna que vos fala. Eu sou coordenadora nacional do MTST. Moro dentro da ocupação Fidel Castro. E o nosso maior grito dos oprimidos é que hoje na sociedade que nós vive, nós temos aí milhares e milhares de pessoas desempregadas, pessoas sem ter onde morar, pessoas passando fome, pessoas passando dificuldade. E é hora de nós mudar a nossa história, é indo pra rua e gritar que nós precisamos de teto, que nós precisamos de moradia, que nós precisamos de comida. Nós, hoje, vivemos numa sociedade que somos excluídos dos programas, somos excluídos da sociedade, o povo está na rua, o povo está dormindo na rua, o povo está passando fome e eu quero convidar toda a comunidade e a sociedade uberlandense pra estar presente nos atos que vão acontecer no decorrer da semana, mostrando que nós excluídos também temos voz, que nós excluídos também somos seres humanos e nós precisamos gritar para que nós sejamos ouvidos pela sociedade e por todos. Uma boa tarde a todos!

 

(Raissa) Agradecemos muito a sua participação, dona Joana. E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e redes sociais. Uma ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

 

6 de setembro de 2022