Casos de dengue diminuem em Uberlândia, aponta Vigilância

Os casos de dengue tiveram redução em Uberlândia desde o último dia 31 de maio. A constatação é resultado da análise semanal da Vigilância Epidemiológica da cidade, que notificou 450 casos na semana passada quando nos últimos relatórios eram cerca de 1.000 notificações.

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Rosana Gervásio, antes as notificações passavam de mil por semana. “A gente vem observando que de uma semana para a outra estamos tendo cerca de 500 casos a menos. Mas ainda é preciso manter o alerta porque o tempo esta atípico”, afirmou.

As demandas por atendimento nas unidades de saúde diminuíram. As duas unidades de hidratação que foram montadas nos bairros Morumbi e Jardim Brasília também já foram desativadas.

Epidemia e prevenção
Uberlândia vive um ano de epidemia de dengue com índice de infestação de 6,2 % em março. Os últimos dados dão conta de que 18.010 casos da doença foram notificados, 10.033 confirmados, 2.232 descartados e o restante, 5.745, ainda aguarda o encerramento da notificação. A Secretaria de Estado de Saúde divulgou que seis mortes pela doença foram registradas na cidade neste ano até agora.

Levando em consideração os dados e o período que a cidade vive, as ações de combate aos focos do mosquito têm que continuar. Ao todo 560 imóveis fechados para locação já receberam a visita dos agentes do programa de combate à dengue.

A equipe de reportagem da TV Integração acompanhou algumas visitas e encontrou nos imóveis larvas em vasos sanitários e também em um tanque com água parada. De todos os imóveis vistoriados, em média de 20 a 30 % são encontradas larvas, ainda que nem sempre sejam larvas do mosquito transmissor, Aedes aegypti.

As pessoas interessadas em alugar esses imóveis fechados também devem ter alguns cuidados. Durante a visita, se abrirem uma torneira, devem verificar se a água não ficou acumulada e, no caso de levantar a tampa do vaso sanitário, é importante fechá-la novamente.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro

15 de junho de 2015