Ministra fala em reajuste a servidores federais em 2023

 

De acordo com a nova ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em 2023 os salários das servidoras e servidores do Executivo devem receber reajustes. Mais informações sobre os valores, prazo e as carreiras contempladas serão definidas após reunião entre o ministério e os servidores/as públicos, conforme declarou.
 
Esther Dweck afirmou que “a primeira missão do secretário será reinstalar a mesa de negociação com os servidores. Mesmo com um valor previsto no orçamento para reajuste, uma decisão só será tomada após conversa com o funcionalismo”.
 
A economista explicou que o orçamento de 2022 dispõe de R$11 bilhões destinados aos reajustes salariais e outros R$1,5 bilhão que podem ser usados para a reposição de vagas abertas. Dweck declarou, ainda, que o governo fará um pedido para que a Reforma Administrativa apresentada pela gestão de Jair Bolsonaro (PEC 32/2020) não tramite mais no Congresso. Segundo a economista, a intenção é trabalhar em uma nova proposta de reforma que valorize as servidoras e servidores.
 
O SINTET-UFU aguarda informações da Fasubra referentes à mesa de negociação e reforça que, neste momento, é preciso que as servidoras e servidores se mantenham atentos e mobilizados para que os valores da revisão salarial atendam as necessidades da categoria, levando em consideração todas as perdas após 5 anos sem reajuste.
 

4 de janeiro de 2023