Assembleia delibera sobre proposta de reajuste salarial

Por Raissa Dantas

 

O SINTET-UFU realizou assembleia geral na tarde dessa sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023, para debater e deliberar sobre a proposta do governo federal para o reajuste salarial e, ainda, sobre aprovação de ingresso de ação acerca das condições de trabalho e da reforma de prédios do campus Educa. A atividade híbrida foi realizada no Centro de Convivência do campus Santa Mônica da UFU e virtualmente pela plataforma Zoom. A mesa foi composta por Robson Luiz Carneiro na coordenação, Lucas Pires na secretaria e Andreia de Jesus na relatoria.

No início do encontro foram aprovadas por unanimidade a composição de mesa, o tempo de fala e a pauta da assembleia, que sofreu inversão nos pontos 2 e 3 da pauta. Na sequência foram apresentados informes locais e nacionais, em especial sobre a nota da Fasubra Sindical acerca da proposta de reajuste salarial (disponível aqui na íntegra), sobre atividades do Comitê Popular de Luta e de atividades da ARCA, bem como das próximas atividades do sindicato, a saber: a atividade Reconstruindo Pontes Democráticas, o último Seminário de Reforma Estatutária, o fim do prazo para inscrição de teses para o CONSINTET-UFU. Foi lembrado, ainda, a Plenária da Fasubra, o Encontro de Mulheres da Fasubra e a vacinação com a bivalente para COVID-19 em Uberlândia, que terá início na segunda (27).

A assembleia geral dessa sexta mobilizou um número significativo de servidoras/es da UFU. A atividade contou com a participação de cerca de 150 pessoas, 90 destas remotamente. Ao iniciar o debate sobre a proposta do governo para o reajuste salarial, Robson fez a leitura do documento oficial apresentado na mesa de negociação. Diversos inscritos trouxeram pontos que se complementaram no entendimento da possibilidade de realizar outras rodadas de negociação e da apresentação de contrapropostas, ainda que, caso não seja possível avançar mais, se aceite o que fora proposto. Por ampla maioria de presentes virtual e presencialmente, ficou aprovada a proposta com a seguinte redação: “Dar autonomia à FASUBRA para apresentar como contraproposta os 13% (mais reajustes de alimentação, creche e saúde) do FONASEFE/FONACATE, autorizando a aceitação de outro índice em caso de impossibilidade”.

As/os presentes autorizaram também o ingresso de ação acerca das condições de trabalho e da reforma de prédios do campus Educa.

24 de fevereiro de 2023