Reconstruindo pontes democráticas | Com Clara Ant

Por Jhonatan Soares e Raissa Dantas

 

Nessa segunda-feira, 27 de fevereiro, o SINTET-UFU participa da atividade realizada pelo Instituto de Geografia da UFU com a Arquiteta e Assessora do Presidente Lula, Clara Ant. Pela manhã o sindicato esteve presente na roda de conversa com Clara e outros sindicatos e movimentos populares. Uma carta com 13 pontos de reivindicação endereçada ao presidente Lula foi entregue em mãos de sua assessora.

A atividade da manhã aconteceu no Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (CIEPS) da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) da UFU. A coordenação do centro abriu a mesa, agradecendo a disponibilidade de agenda de Clara Ant e saudou a presença das organizações.

Clara Ant iniciou a roda com uma fala sobre os desafios do novo governo Lula frente a uma sociedade dividida e uma eleição apertada. Ant reforçou a importância dos movimentos sociais se organizarem e garantiu que levará as demandas da reunião para a assessoria da presidência.

Além do SINTET-UFU, estiveram presente na atividade a Adufu, o Sind-ute, o MST, o MLST e representantes das Cozinhas Solidárias e dos mandatos de vereadoras/es e deputadas. Robson Luiz Carneiro, coordenador do SINTET-UFU, apresentou demandas da educação pública e dos servidores públicos da saúde e da educação ligados às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), como: a revisão da Ebserh, o combate à terceirização de setores estratégicos, a valorização da carreira dos técnico-administrativos em educação (TAEs), a abertura de novos concursos públicos, dentre outros pontos. Na conclusão, Robson entregou um ofício com demandas dos TAEs/UFU, assinado pela Coordenação Colegiada do SINTET-UFU, para que Clara Ant entregue diretamente ao presidente Lula.

Confira aqui a carta entregue pelo SINTET-UFU

27 de fevereiro de 2023