Nos últimos dias, foi noticiado que as entidades de base da FASUBRA aceitaram a proposta de reajuste de 9% mais R$200,00 de auxílio-alimentação do governo. Inicialmente, a proposta do governo foi um reajuste de 7,5%, mas depois de muita luta, o valor foi aumentado para que a defasagem dos aposentados não fosse tão alta.

Diante dessa questão, algumas sindicalizadas e sindicalizados aposentados nos procuraram para tirar dúvidas sobre o recebimento do auxílio-alimentação. O benefício foi criado em 1976 para garantir que as trabalhadoras e trabalhadores possam ter uma alimentação de qualidade. Ele é pago aos trabalhadores que estão na ativa, ou seja, infelizmente servidores aposentados não recebem este auxílio.

O SINTET-UFU enfatiza que a luta do Sindicato é pelo reajuste salarial, e que apesar de ser algum avanço o aumento no auxílio-alimentação, entendemos que o certo seria um aumento maior e linear de salário para aposentados e ativos. Reforçamos, também, que a luta para melhorar a qualidade de vida dos aposentados continua, exemplo disso é o reajuste do subsídio de saúde, com o aumento da progressividade (quanto maior idade, maior o subsídio) que consta da pauta de negociação deste ano. Por fim, nos disponibilizamos para esclarecer todas as dúvidas que surgirem a respeito deste assunto, ressaltando que o reajuste salarial é uma luta coletiva e negociada nacionalmente pela FASUBRA Sindical, nossa unidade representativa.

Lembrando que devemos seguir em unidade porque só com a força da categoria unida, ativos e inativos, alcançaremos a vitória.

21 de março de 2023