FALA SINTET-UFU | 03 de janeiro de 2023 | Nova gestão do SINTET-UFU e próximas lutas

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 03 de janeiro de 2024

 

(Lorena) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Lorena Martins e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre a nova gestão do Sindicato. Sintonize suas lutas.

O ano de 2024 chegou e inicia-se no Sindicato uma nova gestão. A coordenação colegiada e conselho fiscal do SINTET-UFU é composta pela gestão “Fortalecendo a Luta”, que ficará no comando da entidade de 2024 a 2026. 

Neste episódio do FALA SINTET nós convidamos o Lucas Pires, que é técnico na UFU, estudante de psicologia e coordenador geral do Sindicato. O Lucas conversa com a gente sobre a nova gestão e sobre a atual conjuntura, falando sobre as próximas lutas da categoria.

 

(Lucas) Olá companheiros e companheiros, ouvintes do Fala Sintet UFU. Sou o Lucas Pires que nesse início de ano assume a coordenação geral do SINTET UFU juntamente com o meu companheiro Robson, minha companheira Elizete que faz parte do grupo lutar e resistir, por técnicos administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia, grupo este que tem assumido aí nos últimos anos a gestão do SINTET aqui na universidade e a gente tem como uma perspectiva de trabalho priorizar as pautas de toda classe trabalhadora as pautas da nossa categoria e promover ela independentemente de reitoria, de governo, de quem esteja aí no governo local, no governo federal e que a gente esteja aí conduzindo administração superior da universidade. Um dos nossos trabalhos que se destacam é os trabalhos dentro do hospital da Universidade Federal de Uberlândia, onde a gente entende que se a defesa dos trabalhadores é importante até mesmo para os usuários do serviço, dos serviços do hospital de clínicas nesse sentido a gente tem promovido de forma contundente a defesa do SUS e a a melhoria dos serviços prestados dentro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia. A gente reitera também dentro dessa nova gestão, fortalecendo a luta, né? O nosso compromisso com os movimentos sociais não só nas cidades de Uberlândia, mas em toda região onde cidade está inserida, Ituiutaba, em Monte Carmelo, em Patos de Minas. A gente entende a importância política e como se entende a referência de luta em toda a região. A gente tem, para além das lutas das pautas da nossa base, a luta com algumas pautas que abrange todo o serviço público como a derrota da reforma administrativa que é uma luta que nós temos travado em prol em prol de toda a sociedade, uma reforma que pode sucatear todo o serviço público, mas a gente também tem aqui as nossas pautas locais que a gente entende também, que impacta todo usuário de serviços da dos serviços da universidade, por isso nós temos e vamos lutar aí pela reestruturação da nossa carreira, pela recomposição salarial que historicamente aí nós temos nós temos sido uma das categorias mais defasadas do Governo Federal, senão a mais defasada e e se diretamente do serviço prestados pela universidade enquanto instituição de ensino que tem amplos serviços eh a toda a sociedade. Nós temos muitos desafios aí pela frente mas nós consideramos que essa chapa aqui agora né? Esse grupo que agora assume essa gestão, grupo Fortalecendo a luta, se renova nesses compromissos, se fortalece nesses compromissos. Tem muitos desafios pela frente, mas nós estamos confiantes que vamos conseguir avançar e muito na luta que nós precisamos travar nas vitórias que nós precisamos conseguir.

 

(Lorena) Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Você pode conferir mais informações em nosso site e em nossas redes sociais. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

20 de dezembro de 2023