Campi Avançados são centro do debate em Assembleia de Greve

Por Raissa Dantas

Na última quinta-feira, dia 04 de abril, o Comando Local de Greve (CLG) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou uma Assembleia Geral que abordou importantes questões relacionadas aos campi avançados e progrediu na pauta local de greve.

Durante a assembleia, os participantes debateram ativamente os desafios enfrentados pelos companheiros que atuam nos campi avançados e puderam entender a fundo as dificuldades e preocupações. As trabalhadoras e trabalhadores do Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas reivindicaram que haja mais atenção e representatividade do/no CLG para estas localidades e ressaltaram que são servidores da UFU como os demais.

Como resultado, ficou acordado que o CLG se encarregará do agendamento de reuniões com a Administração Superior para tratar especificamente das dificuldades enfrentadas por esses servidores. Além disso, foi deliberada a manutenção de um espaço de participação fixo nas assembleias da categoria para que possam fazer seus devidos repasses e contribuições.

No que diz respeito à definição da pauta local de greve, foram apresentadas diversas reivindicações levantadas por meio de um formulário próprio, somadas às apresentadas na assembleia geral de 20 de março e, ainda, às demandas dos campi avançados. Após a análise e a inclusão dos pontos pertinentes, a pauta local foi aprovada em bloco, com a determinação de realização das providências específicas, como a criação de Grupos de Trabalho (GTs), que serão organizados posteriormente pelo CLG.

A atividade de assembleia propiciou observações relevantes sobre o comprometimento e a unidade em torno das questões que envolvem a comunidade universitária dos campi avançados da UFU, que demonstram o engajamento coletivo de trabalhadoras e trabalhadores da UFU com seus pares.

Por fim, os encaminhamentos da atividade serão direcionados nas próximas atividades do CLG. Para mais informações e detalhes sobre os próximos passos, acompanhe o site e redes sociais do SINTET-UFU e fique atento à Agenda de Greve.

Confira abaixo alguns registros fotográficos da atividade:

5 de abril de 2024