Roda de conversa: O papel político de servidores/as, estudantes e docentes na luta pela reposição orçamentária contra o sucateamento das universidades

 

Na tarde desta quarta-feira, dia 10 de abril de 2024, o Comando Local de Greve da UFU (CLG) realizou uma roda de conversa entre técnicos, professores e alunos da universidade. Intitulada “O papel político de servidores/as, estudantes e docentes na luta pela reposição orçamentária contra o sucateamento das universidades”, a atividade reuniu a comunidade acadêmica presencialmente no Centro de Convivência do campus Santa Mônica e online pela plataforma Zoom. 

A mesa foi conduzida pelas servidoras Flávia Santana e Marcia Dutra, representando o SINTET-UFU.  Também compuseram a mesa Darizon Andrade, da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD) e representando a ADUFU, Leonardo Moraes e Raquel de Azevedo. 

Andrade fez uma exposição do Orçamento Discricionário da Universidade Federal de Uberlândia. O documento mostra a relação entre o aumento do custo para o funcionamento da universidade e a diminuição dos investimentos que chegam do governo. Ou seja, os cortes no orçamento para manutenção da universidade, prejudicam diretamente a realização dos serviços em todos os setores da UFU. Atualmente, o orçamento só contempla o funcionamento da universidade até o mês de julho de 2024. 

Em seguida, Moraes enfatizou a importância da greve, que é instrumento de luta dos trabalhadores, na manutenção da universidade pública, gratuita e de qualidade, levando em conta o grande déficit no orçamento da UFU. Azevedo completou a fala do professor com uma observação, para a professora, “a greve unificada também será, talvez, um instrumento para resolvermos o problema do calendário acadêmico”.

Dutra coloca em evidência a porcentagem cada vez maior da evasão dos técnicos e explica como isso afeta os serviços prestados na universidade. Esse fato se deve à desvalorização da carreira dos TAEs, que acabam procurando outros concursos. Santana reforça a importância do apoio dos estudantes na mobilização.

Por fim, os técnicos e estudantes presentes na atividade, presencialmente e online, participaram enriquecendo o debate.

 

Em breve, a roda de conversa será disponibilizada na íntegra em nosso canal do YouTube.

11 de abril de 2024