[GREVE] Assembleia Geral, 02/05: confira os encaminhamentos

 

Na manhã da última quinta-feira, dia 02 de maio de 2024, aconteceu Assembleia Geral dos técnico-administrativos (TAEs) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A atividade foi realizada presencialmente no anfiteatro do bloco 3Q, campus Santa Mônica, e online pela plataforma Zoom.

João George Moreira abriu a pauta de informes locais e nacionais falando a respeito das tratativas entre o Comando Local de Greve (CLG) e a Administração Superior da UFU sobre o vestibular, previsto para o início de junho de 2024. Durante os próximos dias ocorrerão reuniões a fim de organizar essa questão.

Em seguida, Flávia Silva e Victor Magalhães relataram aos presentes sobre a atividade do CLG no dia 1º de maio. Os TAEs compareceram à Corrida do Trabalhador, no Parque do Sabiá em Uberlândia, carregando faixas com as reinvindicações da greve. Magalhães também convidou todas e todos para a mesa de debate sobre o histórico da luta dos trabalhadores, que acontecerá nesta quinta-feira (02) às 14h no anfiteatro do bloco 3Q, com transmissão ao vivo pelo canal do SINTET-UFU no YouTube [clique aqui e acesse]. A atividade contará com a participação de entidades como ADUFU, DCE, APG, SINTRASP, SECUA, SITESEMG e SINDELETRO. Finalizando sua fala, Victor convocou os servidores para participarem da campanha “#LulaRecebaOsTae”. Na sexta-feira (03) pela manhã, TAEs de todo o país devem compartilhar suas histórias e demandas no X, antigo Twitter, com a hashtag #LulaRecebaOsTae. Na semana passada o assunto ficou em 4º lugar dos mais comentados do Brasil e neste dia 03/05 a mobilização digital continua [clique aqui e acesse o banco de twittes].

Cheliman Rodrigues convidou toda a categoria para o Forró da Greve, atividade cultural agendada para esta sexta-feira (03) das 15h às 18h no Centro de Convivência do campus Santa Mônica. A servidora reforçou o aviso para que cada trabalhador/a leve sua bebida e participe deste momento de lazer e confraternização.

Mário Guimarães Júnior leu para os presentes o documento enviado pelo Comando Nacional de Greve (CNG), por meio da Fasubra, ao Governo Federal, em resposta à reunião do dia 19/04, que tratava do reajuste salarial e reestruturação da carreira. O servidor também chamou a atenção para o Hospital de Clínicas (HC) da UFU e para a greve dos trabalhadores e trabalhadoras da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), enfatizando que é preciso pensar na nova conjuntura envolvendo agora as duas greves.

Com isso, a categoria debateu sobre o contexto atual considerando o hospital, além de diversos outros pontos, e puderam fazer alguns encaminhamentos. O primeiro foi o de usar as redes sociais do SINTET-UFU para divulgar a campanha “#LulaRecebaOsTae”, a ser realizada na sexta-feira (03) pela manhã. Os servidores também reforçaram a importância de fortalecer a greve dos TAEs no HC-UFU e decidiram manifestar apoio à greve dos trabalhadores/as EBSERH; ainda neste contexto, a assembleia determinou que o CLG proponha uma atividade conjunta entre SINTET-UFU e SINDSERH-MG, além da construção coletiva de um material tratando da política de unidade na luta dos trabalhadores com vínculo RJU e EBSERH.

Foi deliberado, também, que os TAEs lotados no HC comuniquem ao CLG e/ou SINTET-UFU caso tenham qualquer problema com relação às escalas de trabalho ou assuntos afins. Por fim, ficou definida a próxima Assembleia Geral da categoria, que ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 9 de maio de 2024, às 14h no campus Umuarama.

29 de abril de 2024