HC-UFU anuncia novas restrições nos atendimentos do pronto-socorro

O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) emitiu um novo comunicado às autoridades de saúde da cidade, nesta terça-feira (16), informando sobre as restrições nos atendimentos feitos no pronto-socorro da unidade em virtude de superlotação. O comunicado foi enviado ao Corpo de Bombeiros, aos ministérios públicos Estadual e Federal e para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse é o segundo comunicado enviado em menos de dois meses.

Segundo o gerente médico do pronto-socorro, Adenilson Lima e Silva, atualmente são 108 pacientes internados quando deveriam ser no máximo 91. “Quando o comunicado foi feito, foi porque excedemos e muito a nossa capacidade de atendimento e temos sérias restrições de espaço físico e, principalmente, material humano para atender todos os casos graves”, afirmou.

O Pronto Socorro do Hospital de Clínicas é referência para 86 municípios da região, o que acaba ocasionando a lotação. Além disso, o gerente reforçou sobre a falta de espaço físico e de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) suficientes para suprir o atendimento, que pode ser solucionada com as obras de ampliação do hospital.

A maior dificuldade enfrentada no momento é para atendimentos nas especialidades de clínica médica, cardiologia e traumatologia. Para pacientes de ginecologia e pediatria, encaminhados pela rede de regulação, os atendimentos estão fluindo normalmente.

Os bombeiros também já receberam o comunicado de que, em casos de pacientes acidentados, a prioridade é apenas para os casos de risco iminente de morte. “Estamos superlotados. Mas, nesses casos, vamos tentar dar o primeiro atendimento e depois procurar uma vaga para esse paciente em outro local”, disse Adenilson.

Fonte: G1 Triângulo Mineiro

18 de junho de 2015