Revistas e Abordagens aos Trabalhadores no Hospital de Clínicas da UFU

 

Nesta terça-feira, 13 de agosto de 2024, o SINTET-UFU se reuniu com a Superintendência do Hospital de Clínicas da UFU e responsáveis pelos protocolos de segurança do hospital, para debater a questão das revistas e abordagens que estão sendo realizadas com os trabalhadores e trabalhadoras. Estiveram presentes, para além de representantes da coordenação do SINTET, o corpo jurídico do Sindicato, no intuito de demonstrar as inúmeras arbitrariedades e ilegalidades ocorridas.

O SINTET deixou muito claro que não concorda com a abordagem e revista dos trabalhadores do hospital, inclusive trazendo para a Superintendência diversas outras alternativas que poderiam ser utilizadas, visando a segurança de todos, sem qualquer constrangimento ao servidor. O Sindicato requereu a suspensão imediata das revistas e abordagens aos trabalhadores/as até que seja apresentado, de forma ampla a todos os servidores, um protocolo de segurança que contemple os requisitos necessários para que seja garantido o máximo respeito aos trabalhadores que, por tantos anos, tem se dedicado integralmente ao hospital.

A Direção do HC ouviu todos os relatos e colocações e anotou as situações levadas pelo sindicado e trabalhadora presente, se prontificando a buscar alternativas imediatas que visem a maior segurança de todos, como dispensa de vistoria em caso de identificação com o crachá, aumento e melhoria das catracas, treinamento dos vigilantes para uma abordagem, quando necessária, de forma respeitosa e educada e maior fiscalização com visitantes e acompanhantes.

Não houve garantias da suspensão imediata da vistoria, mas o SINTET-UFU enfatizou a questão da não resolutividade da vistoria de trabalhadores diante das vulnerabilidades existentes no hospital. A reunião finalizou com todas as questões colocadas e a Superintendência informou que se reunirá provavelmente amanhã com a comissão responsável, apresentando uma resposta até início da próxima semana.

13 de agosto de 2024