Fala SINTET-UFU | 18 de setembro de 2024 | Queimadas no Brasil

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 18 de setembro de 2024

Olá, companheiras e companheiros, aqui é Raissa Dantas e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre as queimadas no Brasil. Sintonize suas lutas.

As queimadas são um problema crescente que afeta não apenas o meio ambiente, mas também a saúde de milhões de brasileiros. Em 2024, o país enfrenta uma das maiores crises de queimadas já registradas. Dados recentes do Monitor de Fogo, uma iniciativa do MapBiomas, apontam que 70% da área queimada no Brasil foi de vegetação nativa. O bioma mais atingido foi o Cerrado, extremamente vulnerável durante a estiagem.

Em agosto, que sozinho registrou quase a metade dos incêndios florestais do ano, mais de 5 milhões e meio de hectares foram queimados no Brasil. Isso corresponde a quase o tamanho do estado da Paraíba. A Polícia Federal investiga se parte dos incêndios pode ter sido causada por ações coordenadas.

Vera Arruda, que é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia e coordenadora técnica do Monitor do Fogo, afirmou em entrevista ao jornal Brasil de Fato que o Cerrado registrou, em agosto, a maior área queimada dos últimos seis anos no país, trazendo como resultado a destruição da fauna e da flora nativos, o declínio na qualidade do ar e o prejuízo à saúde dos brasileiros. São mais de 10 milhões de pessoas afetadas diretamente pelas queimadas. Os efeitos na saúde dessas pessoas são imediatos, com o surgimento de tosse seca, ardor nos olhos e na garganta, e um risco aumentado de infecções respiratórias. 

Além de alertar à população, o Fala SINTET-UFU dessa semana traz algumas dicas simples e eficazes pra proteger a saúde durante esse período crítico: utilize umidificadores ou bacias de água nos ambientes para aumentar a umidade do ar, lembrando apenas que deve-se limpar e trocar a água desses recipientes diariamente. 

Mantenha-se bem hidratado, seja pela ingestão de água, ou pelo cuidado com a pele, com o uso de hidratantes corporais, labiais e de lágrimas artificiais para quem sentir os olhos irritados. O nariz também pode ser lavado com soro fisiológico sempre que necessário. 

Além disso, evite fazer exercícios físicos de alta intensidade, especialmente ao ar livre nos horários mais quentes, entre 10h e 16h. Ventile os ambientes de casa e utilize panos úmidos para limpar o espaço, evitando, assim, espalhar partículas de poeira. Lembramos que as populações mais vulneráveis às consequências das queimadas e da baixa umidade do ar são as crianças e os idosos, então tenha atenção especial a estes grupos. 

E nunca se esqueça: atear fogo em áreas verdes é crime ambiental. Se você vir qualquer sinal de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

E esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! O episódio contou com informações do jornal Brasil de Fato, do IPAM e da Prefeitura Municipal de Limeira. Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!



17 de setembro de 2024