Fala SINTET-UFU | 02 de outubro de 2024 | Setembro azul e comunidade surda

PROGRAMA FM UNIVERSITÁRIA – 02 de outubro de 2024

(Raissa) Olá, companheiras e companheiros, aqui é Raissa Dantas e nesse Fala SINTET-UFU a gente conversa sobre o setembro azul. Sintonize suas lutas.

Recém concluído, o mês de setembro é marcado por importantes datas relacionadas à inclusão e à acessibilidade. O setembro azul, ou setembro surdo, traz para o debate público os direitos das pessoas surdas e a língua brasileira de sinais.

Nesse sentido, o Fala SINTET dessa semana pauta essa questão de uma maneira diferente, no intuito de buscar continuamente a melhoria das nossas comunicações. 

Convidamos a professora Márcia Dias Lima, que é uma pessoa surda e docente da UFU, pra falar com a gente sobre esse assunto. Para assistir à fala de Márcia, acesse nosso Instagram ou Facebook, pelo arroba sintetufu, tudo junto. 

E na tradução para a língua portuguesa, narrando a fala de Márcia, temos a intérprete de LIBRAS, Priscila Gadelha, que também traduz minha fala para a língua brasileira de sinais em nosso vídeo das redes sociais. 

Márcia, muito obrigada por aceitar nosso convite e contribuir com a gente nessa busca por alternativas possíveis para construirmos esse programa juntas. Seja bem-vinda. 

(Márcia – traduzida por Priscila Gadelha) Olá, sou Márcia Lima, surda e professora de Libras da Faculdade de Educação da UFU e pesquisadora na área de Educação de Surdos. Hoje, quero falar sobre a importância do Setembro Azul, um mês de conscientização e visibilidade para a comunidade surda no Brasil. Este é um período em que refletimos sobre as lutas, os desafios e as conquistas relacionados à acessibilidade comunicacional e aos direitos linguísticos dos Surdos.

Setembro Azul é marcado por datas importantes, como o Dia Internacional da Língua de Sinais -23/09 , o  Dia Nacional do Surdo 26/09 ( referência à fundação da primeira escola para surdos no Brasil, no Rio de Janeiro, que hoje é o Instituto Nacional de Educação de Surdos /INES) e o Dia Internacional dos Surdos -30/09 . Essas celebrações reforçam a importância da Libras, reconhecida no Brasil desde 2002, sendo fundamental para garantir igualdade de direitos e o protagonismo das pessoas surdas.

A Libras é uma língua completa, com sua própria estrutura gramatical e vai muito além de um simples meio de comunicação; é um pilar para afirmação da identidade surda e o seu desenvolvimento cultural. Fortalecer esses direitos linguísticos é essencial para garantir o protagonismo dos surdos e sua participação ativa em nossa sociedade.

A acessibilidade comunicacional, se refere à garantia de que os surdos tenham acesso pleno à informação e à comunicação em sua língua. Isso significa que espaços como escolas, universidades, ambientes de trabalho e serviços de saúde precisam estar preparados para atender os surdos, permitindo sua participação de forma igualitária e autônoma. Isso não é um privilégio e sim um direito.

Neste Setembro Azul, convido você a refletir sobre como podemos assegurar os direitos linguísticos dos surdos e promover a acessibilidade em todos os espaços. Juntos, podemos criar um Brasil  mais inclusivas onde os surdos sejam plenamente respeitados e valorizados.

(Raissa) Agradecemos muito suas contribuições, professora Márcia. Esse foi o FALA SINTET-UFU dessa semana! Ótima semana a todas e todos e até o próximo programa!

2 de outubro de 2024