Home » Notícias » Mundo »

Reunião Ampliada do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais

 

 

 

Reunio Ampliada SPF

 

O salão do Hotel Brasília Imperial mais uma vez foi palco da Reunião Ampliada dos Servidores Públicos Federais na manhã de hoje, 09. O Comando Nacional de Greve (CNG) da FASUBRA Sindical compareceu em peso ao evento. As representações das entidades informaram o cenário atual da greve de cada categoria e as atividades e manifestações agendadas para setembro. Também falaram sobre as negociações da pauta específica.

Após os informes, vários trabalhadores inscritos realizaram a análise de conjuntura, com direito a fala de cinco minutos. Mensuraram a força do movimento paredista que desmontou a proposta do governo federal de reajuste de 21,3% parcelado em quatro anos.

Na ocasião a representação da FASUBRA apontou os ataques aos direitos trabalhistas, como a Agenda Brasil e o ajuste fiscal do governo em nome da contensão da atual crise política e econômica, com previsão de maniatar os trabalhadores. Para estancar a perda de controle sobre o Orçamento da União, as medidas de austeridade como cortes de orçamento, regulamentação da terceirização, ampliação da idade mínima para aposentadoria, redução de jornada e salários em 30% (Programa de Proteção ao Emprego), são saídas que não beneficiam a classe trabalhadora. Além de Projetos de Lei desenterrados como o PL 450/2015 “Simples Trabalhista” – que reduz o recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de 8% para 2%, permite o parcelamento do 13º salário em até seis vezes e fraciona as férias em três períodos – cogitou-se também a cobrança diferenciada de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) por faixa de renda.

Para a federação “a proposta de dois anos ainda é ruim por não repor as perdas dos últimos períodos”. A ênfase da FASUBRA na união dos servidores públicos federais em apresentar ao governo uma contraproposta de 9,5% em 2016, para cobrir as perdas dos últimos períodos e 5,5% em 2017, seria uma possibilidade. A federação propôs abrir debate sobre o índice e comparecer na porta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) para reivindicar reunião que seria marcada ainda esta semana com o Fórum. No período da tarde os trabalhadores realizaram um ato em frente ao MPOG, porém, não conseguiram agendar reunião.

 

Ações encaminhadas serão discutidas no Comando Nacional de Greve e na base de cada categoria

 

  • Fortalecer o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais.
  • Em relação a pauta econômica, as entidades presentes acordaram que irão exigir do governo que, o reajuste precisa cobrir pelo menos a inflação do período;
  • Proposta de composição da Marcha dos Servidores Públicos Federais em Brasília-DF, para 22 de setembro;
  • Proposta de Atos radicalizados na próxima semana sem data definida;

 

A próxima Reunião Ampliada acontece no dia 15 de setembro, para discutir o resultado de discussões das propostas.

Fonte: FASUBRA

10 de setembro de 2015