Nota sobre o seguro com a Metlife

metlife nota

 

O SINTET-UFU, diante do quadro que se instalou a partir da RENOVAÇÃO DO SEGURO EM GRUPO UFU/METLIFE, no dia 25 de maio, quarta-feira passada, realizou uma reunião com a presença da FREECOR (representante da METLIFE em Uberlândia) e da Comissão de Seguros UFU, representada pelo Prof. Walter Gomes da Cunha – Presidente.

De acordo com o Prof. Walter, a METLIFE enviou comunicado informando sobre o reajuste de 30% (trinta por cento) sobre o valor das taxas de cálculo do valor pago pelo segurado, de acordo com a sua faixa etária, alegando que a sinistralidade aumentou muito e provocou desequilíbrio nos resultados da seguradora.

Ainda segundo o Prof. Walter, e o Sr. Geraldo (FREECOR), isso se deve ao envelhecimento dos segurados e a falta de adesão de novos servidores, além do fato, de as taxas não serem reajustadas desde o ano de 2004.

O SINTET-UFU argumentou sobre a possibilidade de se reverter essa situação e negociar o reajuste em momento futuro, ou parcelado, uma vez que a cada reajuste de salário que temos o valor pago sobe automaticamente, porém, o representante da FREECOR disse que a decisão da METLIFE é inegociável e que, diante do quadro de prejuízos, a NÃO RENOVAÇÃO da apólice é a única alternativa, caso não se concorde com os reajustes.

O SINTET-UFU foi informado ainda que, de acordo com as regras do seguro, por se tratar de seguro de grupo, a renovação só é possível se 2/3 (dois terços) dos segurados aderirem à renovação da apólice.

Diante de tanta intransigência, O SINTET-UFU acionou o seu Deptº Jurídico com vistas a analisar o contrato de seguro e avaliar se existe alguma alternativa jurídica para questionar o reajuste, por entender abusivo tal procedimento.

O SINTET-UFU reforça o entendimento de que o aumento é resultado direto da ação parasitária do capitalismo, que diante dos custos e da impossibilidade de exploração do trabalhador e trabalhadora, prefere abandonar o hospedeiro à própria sorte, se livrando do problema e buscando novos ambientes.

O SINTET-UFU se propôs, conjuntamente com a ADUFU-SS e a Comissão de Seguros UFU, a buscar novas possibilidades e soluções para o seguro ao longo deste ano, porém, o prazo é muito curto, uma vez que a apólice em vigência expira no final deste mês de junho.

Portanto, a situação presente apresenta dois cenários nada satisfatórios:

1 – Caso não se consiga a adesão de 2/3 dos segurados, a apólice será cancelada e teremos uma população de servidores(as), aposentados e ativos, que apesar de contribuírem por longos anos, perderão o benefício do seguro em um momento crucial de suas vidas;

2 – Caso se consiga a adesão necessária à renovação da apólice, estaremos arcando com um custo inesperado, abusivo e compulsório, que pode provocar um desequilíbrio no orçamento dos(as) servidores(as), porém, estaremos assegurando a manutenção do benefício aos(as) servidores(as) que contribuíram por uma vida toda.

Considerando que um número expressivo do conjunto de trabalhadores e tralhadoras  da UFU têm necessidade de estar segurados em momento crucial de suas vidas, recomendamos pela assinatura do termo de anuência, neste momento, e lutarmos juntos por alternativas melhores ao longo do ano.

3 de junho de 2016