Ano na UFU começa com ‘Janeiro Branco’

 

janeiro-branco-ufu

Por Hermom Dourado

Neste momento em que a maioria das pessoas fazem planos para um novo ciclo de 365 dias, a equipe de psicólogos da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) se mobiliza para colocar em prática a campanha “Janeiro Branco”. De acordo com Leiliane Bernardes Gebrim, que integra o grupo, a ideia é aproveitar a posição estratégica, assim como o perfil introspectivo do primeiro mês do ano, e chamar a atenção das pessoas para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem janeiro como um ponto de partida privilegiado para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais saúde mental em suas vidas ao longo de todo o tempo.

A campanha é totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à saúde mental e também contará com a participação de estudantes e outros profissionais do universo da saúde. “Ainda estamos nos reunindo para definir detalhes da programação, mas já é certo que vamos promover palestras na UFU a partir da segunda quinzena do mês. Como a ideia é envolver toda a sociedade uberlandense, desde já ocorrerão algumas iniciativas em empresas e outros espaços públicos do município”, ressalta a psicóloga da UFU, utilizando uma citação de um colega de profissão, Leonardo Abrahão, para resumir a expectativa em torno do projeto: “Estamos confiantes que será uma campanha muito marcante; uma espécie de portal simbólico, cultural e temporal a partir do qual todos os nobres objetivos dos ‘homens’ podem ser planejados, perseguidos e alcançados

No final de dezembro, foi sancionada em Uberlândia uma lei municipal oficializando a campanha como política de promoção à saúde mental. O mesmo já ocorreu em Campinas e, segundo Leiliane Gebrim, Recife tende a ser a próxima cidade a tomar esta medida, por volta de fevereiro. Para mais informações sobre o Janeiro Branco, acesse o site e a página da campanha no Facebook.

Fonte: comunica.ufu.br

5 de janeiro de 2017