Semana de Luta das Mulheres é finalizada com Grande Ato no centro de Uberlândia

Ato-#8M

Imagem: Guilherme Gonçalves

Por Guilherme Gonçalves

A Semana de Luta das Mulheres promovida pela Coordenação de Políticas Sociais Antirracismo do SINTET-UFU contou com duas palestras sobre a Reforma da Previdência, machismo, violência e racismo e chegou ao fim ontem, 8, com o Grande Ato #8M na agora chamada Praça Ismene Mendes (saiba mais abaixo) no centro de Uberlândia durante a tarde a noite do Dia Internacional das Mulheres. O ato foi em organizado em parceria com a Associação dos Docentes da UFU (ADUFU), movimento estudantil, movimentos sociais e organizações não governamentais (ONG’s).

O #8M contou com feira de artesanato, apresentações culturais, assessoria jurídica, espaço para criança, manifestações contra a violência, o machismo e o racismo, shows musicais, etc. Houve também passeata em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com manifestação contrária a Reforma da Previdência que impactará diretamente na classe trabalhadora brasileira, principalmente nas mulheres. A passeata percorreu as avenidas Afonso Pena, Américo Salvador Tangari e Floriano Peixoto e retornou a praça.

Passeata

Imagem: Osmam Martins

Ao retornar ao ponto de partida, foi realizado um lindo ato em homenagem as mulheres vítimas de feminicídio em Uberlândia. O #8M foi finalizado com roda de capoeira e show musical.

homenagem-as-mulheres

Imagem: Guilherme Gonçalves

Praça rebatizada

Como uma das ações do Dia Internacional da Mulher, a antiga Praça Tubal Vilela, homenagem ao ex-prefeito de Uberlândia que assassinou a esposa grávida com a “justificativa” de que ele estava com a honra manchada, foi rebatizada. A partir de hoje, para a população uberlandense, a principal praça da cidade se chama Praça Ismene Mendes. Mendes foi uma advogada nascida em Patrocínio-MG e formada pela Universidade Federal de Uberlândia que foi assassinada devido ao seu grande empenho e atuação em defesa das oprimidas e oprimidos, e lutando contra os desmandos dos poderosos.

Para homenagear quem realmente merece homenagens, o #8M rebatizou a praça central de Uberlândia. Agora não mais chamada pelo nome de um assassino, mas sim chamada pelo nome de uma mulher batalhadora, exemplo para toda a sociedade. Ismene Mendes. Presente.

Rebatismo-da-praça

Imagem: Guilherme Gonçalves

Ponto triste

Infelizmente o machismo ainda está muito aflorado em nossa sociedade. Durante a passeata um motociclista tentou passar no meio da manifestação, quando foi impedido para que não colocasse em risco a vida dos pedestres, ele agrediu uma das participantes. O rapaz teve sua moto apreendida por estar com a documentação vencida e pagará multa por isso, além de multa por dirigir sem habilitação e responder processo criminal pela infração. Até o momento não obtivemos informações sobre as medidas legais tomadas pela moça agredida.

9 de março de 2017