Assembleia escolhe representantes das/os TAE’s da UFU para Plenária Nacional da FASUBRA

Por Guilherme Gonçalves

Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (9) a assembleia geral que escolheu os representantes das técnicas e técnicos-administrativos em educação da UFU para a Plenária Nacional da FASUBRA que acontecerá entre os dias 17 e 19 de março em Brasília-DF. A mesa foi coordenada por Mário Guimarães Júnior, com Sérgio Santos Neves como secretário e Carlos Magno Batista como relator.

A pauta sugerida e aprovada foi: informes locais e nacionais, análise de conjuntura, escolha de delegadas e delegados para a plenária da FASUBRA, informe sobre o imposto sindical, campanha salarial 2017, encaminhamentos. Durante os informes, foram reforçadas algumas ações da categoria, como a paralisação nacional no dia 15/03, reunião com a CJT no dia 13/03 e as rodas de conversas contra a privatização da saúde em Uberlândia que tem acontecido e em breve terá sua quarta edição realizada.

Assembleia-geral-10-03

Imagem: Guilherme Gonçalves

Durante avaliação de conjuntura, o discurso contra a reforma da previdência social prevaleceu , buscando unificação da classe trabalhadora para essa luta. Após as análises de conjuntura, foram escolhidas as delegadas e delegados que representarão a categoria  na Plenária Nacional da FASUBRA. Foram escolhidos dois representantes da Chapa Unidade Cutista e dois representantes da Chapa Espaço Independente.

Em seguida foi feita a discussão sobre o Imposto Sindical que faz com que compulsoriamente, ou seja, sem o arbítrio da trabalhadora e trabalhador, seja descontado anualmente o valor referente a um dia de trabalho da servidora ou servidor, independente de ser filiado ou não ao sindicato. A proposta da direção do sindicato é que, caso a proposta seja aprovada, e o desconto seja feito, o SINTET-UFU devolverá ao trabalhador o valor recebido, no caso, 60% dessa contribuição que cabe ao sindicato. Outra proposta aprovada pela assembleia foi a realização de seminários sobre o tema para esclarecer tudo sobre essa proposta de imposto à categoria.

 

10 de março de 2017