Assembleia Geral de 31/10

Por Raissa Dantas

 

Na tarde de 31 de outubro de 2017 o SINTET-UFU realizou assembleia geral da categoria com diversos pontos de pauta importantes, a saber:

  • Informes Locais e Nacionais;
  • 2- Debate e deliberação acerca da composição e eleição para recomposição da comissão eleitoral para as eleições do conselho fiscal e coordenação colegiada do sindicato referentes ao biênio 2018-2020;
  • 3- Análise de Conjuntura;
  • 4- Ações de luta contra o corte de insalubridade;
  • 5- Verificação acerca do pagamento de adicional noturno;
  • 6- Paralisação Nacional do dia 10/11/2017;
  • 7 – Encaminhamentos.

Logo no início, foi solicitada inclusão de pontos de pauta sobre a Comissão Permanente de Avaliação (CPA) e pauta sobre greve da FASUBRA.

As técnicas e os técnicos presentes na atividade fizeram informes locais, receberam informe de greve dos estudantes do Instituto de Ciências Sociais, fizeram também informes nacionais e seguiu-se ao ponto de recomposição da Junta Eleitoral. Ficou aprovada a inclusão de Equisio Machado de Oliveira como membro efetivo da Junta e Ivanize Fonseca de apoio. Como a segunda vaga de apoio não foi preenchida foi deliberado que outra pessoa interessada possa ingressar como apoio posteriormente.

Sobre os pontos de corte de insalubridade no HC e adicional noturno, Dr. José Carlos Muniz esclareceu aos presentes qual a situação em que se encontra a UFU sobre essas temáticas. Ações individuais continuarão a ser ingressadas e o assunto da insalubridade no HC deverá ser levado aos conselhos superiores, bem como o SINTET-UFU deve enviar comunicado à FASUBRA sobre a realidade local. Além disso, sobre o pagamento de adicional noturno, o jurídico do SINTET-UFU fará uma verificação por amostragem dos contracheques e folhas de ponto para anunciar, posteriormente, o que deverá ser realizado diante das irregularidades.

As trabalhadoras e trabalhadores presentes na Assembleia Geral da Categoria, ao debaterem sobre paralisação nacional em 10 de novembro, aprovaram por ampla maioria que a UFU endossará o movimento de paralisação na presente data e realizará atividades no HC pela manhã e na Reitoria à tarde. A segunda atividade terá como debate central análise de conjuntura e perspectivas de greve na UFU e foi indicado que as chapas façam a mobilização para essa importante paralisação e debates.

Elizete Mendes colocou seu nome à disposição para compor a CPA e a assembleia seguiu para o ponto de greve da FASUBRA. Entretanto, como havia sido aprovada paralisação para o dia 10 de novembro, os e as presentes debateram propostas e aprovaram que a greve deverá ser debatida na atividade do turno da tarde da paralisação e que em 16 de novembro seja realizada nova assembleia para deflagração de greve.

As chapas estavam presentes na assembleia geral e se comprometeram em mobilizar para a paralisação e para a nova assembleia, indicada para 16 de novembro.

1 de novembro de 2017