Apresentação

 

Antítese Científica

Revista online do SINTET-UFU

Edição Nº 01 – Ano I – Janeiro de 2018

 Apresentação | Conselho Editorial | Normas para publicação | Contato | Sumário

 

 

Manifesto de lançamento da Revista Antítese Científica

 

A Revista Antítese Científica é uma revista online do SINTET-UFU aberta prioritariamente à colaboração de Técnicos Administrativos em Educação, Discentes e Docentes da Universidade Federal de Uberlândia. Essa Revista é comprometida com a construção de uma Universidade Pública, financiada 100% pelo Estado, democrática com gestão paritária, com capacidade de produzir reflexões com autonomia, pluralidade e liberdade, e do ensino, pesquisa e extensão com qualidade.

A Revista Antítese Científica valoriza os saberes, reconhece o saber popular como ciência e valoriza as reflexões e percepções oriundas dos hábitos, das culturas e das experiências cotidianas. A revista tem o objetivo de enfrentar os dilemas atuais das Universidades Públicas, que sob a captura da lógica do capital, valoriza em larga escala sob parâmetros miseráveis, uma ciência não constituída por uma reflexão madura, profunda, e incapaz portanto de almejar a superação dos problemas sociais, econômicos, políticos que caracteriza a nossa sociedade contemporânea.

Sob a égide da ditadura produtivista imposta pelos órgãos de fomentos, a produção científica em sua maior parte não está a serviço do bem público e se destina à crítica roedora dos ratos. As Universidades Públicas sofrem a pressão da tendência contemporânea na qual desmancha no ar os sonhos, as reflexões, e prevalece a pesquisa fast food, e a submissão à ordem. Mas outra Universidade Pública é possível e necessária! E essa revista se propõe a ser um instrumento que contribua para a construção de uma Universidade que de fato se respalda pelo pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; pela indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão; pela universalidade do conhecimento e fomento à interdisciplinaridade; pela liberdade de aprender, ensinar e pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; pela orientação humanística e a preparação para o exercício pleno da cidadania; pela democratização da educação no que concerne à gestão e à socialização de seus benefícios; pela construção de uma democracia efetiva com desenvolvimento cultural, artístico, científico, tecnológico e socioeconômico do País; e em defesa dos direitos humanos.

21 de dezembro de 2017