Assembleia aprova paralisação no dia 13 de abril

Por Guilherme Gonçalves

Técnicas e técnicos-administrativos aprovaram ainda o ingresso de ação judicial contra a adesão da UFU à EBSERH. (Foto: Guilherme Gonçalves)

Aconteceu na tarde de segunda-feira, 2, assembleia geral das técnicas e técnicos-administrativos em educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento aconteceu no anfiteatro do bloco 2A, campus Umuarama. A mesa foi coordenada por Robson Luiz Carneiro, com Lorrayne Brito como secretária, e Alexandre Igrecias como relator. A pauta foi: informes locais e nacionais, informes específicos sobre a imposição da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) na UFU, análise de conjuntura local e nacional, paralisação local no dia 13 de abril e encaminhamentos.

Foto: Guilherme Gonçalves

Foram dados informes sobre as ações do sindicato relacionadas ao ponto eletrônico na UFU, sobre a assembleia da CredUFU que acontecerá em breve, sobre as assembleias de base para escolha de delegadas e delegados para o CONFASUBRA. Foi informado ainda que a FASUBRA está em contato com bancadas do congresso para que uma alternativa a EBSERH seja construída.

Por se tratar de uma discussão muito importante para a categoria, a aprovação da EBSERH no Conselho Universitário (CONSUN) teve um ponto específico na pauta. Foi feito um resumo da reunião do conselho, principalmente, sobre a postura do reitor que não acatou nenhuma questão de ordem solicitada por diversas conselheiras e conselheiros. A administração superior também ignorou o estatuto da universidade ao estender a duração da reunião por mais de cinco horas. Para o SINTET-UFU essa reunião é irregular, pois feriu o estatuto da universidade em diversos pontos, e logo, a decisão tomada pelo conselho não tem legitimidade alguma.

Durante a análise de conjuntura, o discurso predominante foi sobre a imposição do ponto eletrônico, encaminhando para a paralisação local próxima reunião do Conselho Diretor (CONDIR), no próximo dia 13 de abril. Foi reforçada a importância da mobilização de todas e todos, pois caso contrário, em dois meses o controle eletrônico de frequência será instalado.

Encaminhamentos

  • O SINTET-UFU irá indicar uma trabalhadora ou trabalhador do Hospital de Clínicas (HC) para participar como membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFU. A comissão é responsável por identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, bem como suas potencialidades e fragilidades.
  • Aprovada por unanimidade a paralisação no dia 13/04 contra a implantação do ponto eletrônico e por democracia na universidade.

       Atividades

       9h – Panfletagem nos campi;

       13h – Roda de conversa sobre o ponto eletrônico;

       14h – Ato no CONDIR

  • A assembleia deliberou ainda o ingresso de ação judicial contra a adesão da UFU à EBSERH devido às violações cometidas ao estatuto e regimento da universidade durante a reunião do CONSUN.

3 de abril de 2018