Você está preparado para envelhecer?

Por Guilherme Gonçalves

Teve início o segundo dia do Seminário dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas do SINTET-UFU com a palestra “Você está preparado para envelhecer?” com o professor Marcelo de Freitas Mendonça, médico geriatra da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Durante a palestra o professor mostrou aos participantes e as participantes questões naturais do envelhecimento que às vezes causam preocupação nas pessoas, mas que na verdade são normais. “Alterações fisiológicas, perda de massa magra e óssea, de colágeno que traz aparecimento de rugas, diminuição do trabalho cardíaco e pulmonar são normais devido ao envelhecimento do corpo”, afirmou o geriatra.

De acordo com o médico, as idosas e idosos precisam ter a consciência que o envelhecimento afeta todas as situações já citadas, e por isso, é preciso aprender os limites de cada um. “É preciso entender as limitações que o tempo trás para o corpo humano e não exagerar nas atividades diárias. Uma pessoa de 70 anos já não consegue desenvolver as atividades da mesma forma que desenvolvia aos 40. É algo natural e não deve trazer preocupação para as pessoas.”

Ainda segundo Mendonça, a sociedade moderna não valoriza a pessoa idosa, que passa a ser um peso para a família e o Estado considerando as idosas e idosos financeiramente caros. Ele finalizou a palestra dando dicas para que o envelhecimento aconteça de forma mais saudável e menos agressiva. “A realização de atividades físicas e boa alimentação não impede o envelhecimento, a perda de massa óssea e muscular, mas é essencial para amenizar e diminuir a velocidade do envelhecimento” completou o especialista.

O Seminário dos Aposentados, Aposentadas e Pensionistas continua no período da tarde com a realização dos trabalhos de grupos. Na atividade, as participantes e os participantes vão desenvolver um plano de lutas.

Você confere a cobertura fotográfica completa no link: https://goo.gl/AN5Nca

25 de maio de 2018