Home » Notícias » Mundo »

Flexibilização em risco: hora de reagir

SINTET-UFU reúne mais de 100 trabalhadoras e trabalhadores do HC em reuniões sobre a Flexibilização da Jornada de trabalho em 30 horas semanais.

Por Coordenação Colegiada

O SINTET-UFU e a Comissão de Jornada de Trabalho (CJT) realizaram três reuniões no HC-UFU para informar sobre os entraves na implantação da jornada flexibilizada para 30 horas na UFU e as ameaças de retrocesso na atual jornada de trabalho das trabalhadoras e trabalhadores do Hospital de Clínicas. As reuniões ocorridas nos três turnos do dia 12 de Setembro contaram com a participação de mais de 100 trabalhadoras e trabalhadores do HC.

A Comissão de Jornada de Trabalho da UFU recebeu do reitor uma série de questionamentos da Procuradoria da universidade visando dificultar a implantação da flexibilização para 30 horas em turnos contínuos. Entre outros tópicos, a procuradoria lista a objeção do Ministério Público e a necessidade de consulta à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).

O pedido judicial do Ministério Público para que a flexibilização da jornada fosse impedida teve sentença judicial desfavorável. A decisão judicial não só concluiu que é legítima, como é prerrogativa do Reitor da UFU, que não deveria delegar a decisão para a procuradoria nem para a EBSERH.

No dia 27 de Setembro haverá uma reunião entre a CJT, o Reitor, a PROGEP, a Procuradoria da UFU e o SINTET-UFU para responder os questionamentos na qual esperamos que resulte na tão esperada implementação da jornada flexibilizada.

A flexibilização está muito próxima de ser implantada e ao mesmo tempo corre um sério risco de ser engavetada. Por isso, convocamos a todas e todos para as Assembleias Setoriais do SINTET-UFU no Hospital de Clínicas no dia 28 de Setembro para coletivamente traçar as estratégias de luta pelas 30 horas. As Assembleias Setoriais acontecerão às 10h, 17h e às 21h.

Precisamos do envolvimento de cada um e cada uma na divulgação das Assembleias Setoriais e na construção dessa luta.

14 de setembro de 2018